Paraná

Suspeito de matar ex-namorada grávida no Paraná é preso e nega crime

Fernando disse que fazia muito tempo que não via Larin Kathleen e que sequer soube que ela tinha desaparecido

Polícia civilPolícia civil - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O suspeito de matar uma jovem grávida em Bandeirantes (PR), a cerca de 400 quilômetros de Curitiba, foi preso na tarde desta quarta-feira, mesmo dia em que foi emitido o mandado de prisão preventiva contra ele. Larin Kathleen Oliveira da Silva, de 22 anos, estava desaparecia desde a última sexta-feira. Segundo a Polícia Civil do Paraná, o suspeito foi identificado como o ex-namorado dela, Fernando Amaro de Oliveira.

De acordo com o delegado Michael Araújo, o momento da prisão foi bastante tenso, pois Fernando foi localizado e agredido por manifestantes que cobravam justiça neste caso. O protesto ocorria de modo pacífico, conforme descreveu Araújo, mas os ânimos se exaltaram a partir do momento em que os participantes avistaram Fernando dentro do escritório do advogado dele, enquanto acontecia a passeata.

— As pessoas pegaram-no dentro do escritório e começaram a fazer uma série de agressões. A população ficou em fúria batendo nele, e o advogado entrou em contato conosco. A Polícia Militar foi ao local, tirou ele dos braços do povo e o trouxe aqui para a delegacia apresentando-o preso. Pedi a transferência dele para uma cidade próxima porque juntou muita gente aqui em frente da delegacia. Temi pela integridade física não só dele como também das instalações da delegacia — disse Araújo.

O delegado contou que a vítima teria engravidado de Fernando num encontro ocasional que eles tiveram há cerca de 4 meses, quando o namoro deles já havia terminado. O casal chegou a manter um relacionamento, mas foi há aproximadamente um ano. Atualmente, Fernando já estava comprometido com outra mulher.

— Ela (Larin) ficou grávida, segurou a informação durante um tempo. Há um mês, revelou para o Fernando e que o filho era dele, mas ele não queria o nascimento desse filho. Era uma gravidez indesejada por esse suposto pai, que queria que ela abortasse e comprou medicamentos — relatou Araújo.

A vítima, porém, se recusou a abortar e afirmou que teria o filho independentemente da vontade do ex-namorado. Por volta das 19h de sexta-feira, ela foi dada como desaparecida e sua família registrou um boletim de ocorrência.

O curso da investigação mudou a partir do momento em que o corpo de Larin foi localizado numa área de mata, já em estado avançado de decomposição, com uma perfuração abaixo do seio. Ele foi levado para o Instituto Médico Legal para a causa da morte ser determinada, assim como para verificar se o feto foi removido durante o assassinato. O laudo ainda é aguardado.

Em interrogatório, o suspeito negou participação no crime, registrado como feminicídio. Fernando disse que fazia muito tempo que não via Larin Kathleen e que sequer soube que ela tinha desaparecido. No entanto, houve contradições entre as declarações dele e a da atual namorada, que foi ouvida pela polícia também na quarta-feira. Por exemplo, de acordo com ela, quando Fernando soube que o corpo de Larin foi encontrado, ele ficou muito nervoso e deixou o prato de comida de lado.

— Não há nenhuma frente de investigação descartada, mas a mais forte é essa. Nós acreditamos no envolvimento dele na autoria dos fatos — acrescentou o delegado.

Também chamou atenção dos investigadores que, horas após o desaparecimento da vítima, ele passou a madrugada de sábado numa festa com a atual namorada. Dado o estado do corpo quando foi encontrado na segunda-feira, é possível que Larin já estivesse morta naquele momento.

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter