Meio ambiente

Cipoma prende em flagrante seis suspeitos de desmatamento em São Lourenço

Cerca de 15 metros de madeira já haviam sido cortadas quando a Cipoma chegou ao local

Motosserras e armas brancas foram apreendidasMotosserras e armas brancas foram apreendidas - Foto: Divulgação/Polícia Militar de Pernambuco

Seis suspeitos de desmatamento ilegal foram presos em flagrante, na manhã desta terça-feira (20), com duas motosserras usadas para cortar árvores em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o sargento Adriano Alves, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), populares chamaram os policiais e informaram que havia um corte de árvores nas proximidades de um engenho, perto do limite com o município de Chã de Alegria, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

"Quando seguimos, flagramos seis pessoas que estavam praticando o corte ilegal de árvores da Mata Atlântica, como pitombeira, timbaúba e outras", explicou o sargento. 

Cerca de 15 metros de madeira já haviam sido cortadas quando a Cipoma chegou ao local. "Falaram que faziam o tombamento [das árvores], colocavam próximo à via e, à noite, alguém vinha com um caminhão para transportar e dar destino ignorado", acrescentou o sargento.

O sargento acrescentou que os suspeitos não informaram qual seria o destino da madeira, mas disseram que foram chamados para o serviço ilegal e aceitaram por precisarem de dinheiro, nesse momento de crise econômica causada pela pandemia de Covid-19.

Policiais do Cipoma foram chamados por populares (Foto: Divulgação/Polícia Militar de Pernambuco)

Um dos suspeitos cumpre pena em regime semiaberto por condenção pelo crime de tráfico de drogas.

Ainda segundo o policial, dois dos suspeitos usavam as motoserras enquanto os outros quatro faziam a limpeza e empilhamento dos troncos. 

"A Polícia Civil agora investiga para onde a madeira ia, quem iria receber, por que não tinham nota fiscal, não tinha licença, nem para corte nem para portar motoserra", continuou o sargento.

Além das duas motosseras, a Cipoma apreendeu cinco armas brancas, entre facões e facas. A polícia também acionou a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que deverá recolher e fazer o levantamento sobre a madeira.

A ocorrência foi encaminhada para a Central de Plantões da Capital (Ceplanc), no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Os suspeitos serão ouvidos em depoimento.

Casos semelhantes podem ser denunciados à Cipoma, através do 190

Veja também

Epicentro dos protestos da Colômbia, Cali decreta estado de emergência
América do Sul

Epicentro dos protestos da Colômbia, Cali decreta estado de emergência

Menina atira em três pessoas em escola dos Estados Unidos
Violência

Menina atira em três pessoas em escola dos Estados Unidos