Notícias

Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, fala da responsabilidade de ser a representante ofic

Ela veio ao Recife para o vernissage da exposição "Um Olhar Intimista Sobre Tarsila do Amaral", quarta (14), na Florense

Tarsilinha do Amaral ladeada pelos outros curadores da exposição, Beto Curra e Roberto Cosenza Tarsilinha do Amaral ladeada pelos outros curadores da exposição, Beto Curra e Roberto Cosenza  - Foto: Gustavo Gloria

Detentora dos direitos autorais das obras da tia-avó, Tarsilinha do Amaral veio ao Recife para o vernissage da exposição "Um Olhar Intimista Sobre Tarsila do Amaral", na Florense, quarta (14). Ela assina a curadoria da mostra ao lado de Beto Curra e de Roberto Cosenza. No abre, a sobrinha-neta de um dos nossos maiores nomes do Modernismo foi a mais tietada. Não houve quem não quisesse tirar uma foto ou trocar uma palavra.

Os também anfitriões da noite Beth e Sandro Curra com a convidada especial, Tarsilinha

Os também anfitriões da noite Beth e Sandro Curra com a convidada especial, Tarsilinha - Crédito: Gustavo Gloria

Em papo com o site Roberta Jungmann, Tarsilinha revelou que, para esta exposição, a escolha dos itens foi toda baseada no lado mais intimista da artista. As obras escolhidas foram aquelas que carregavam um maior valor sentimental para a modernista, a exemplo de desenho que fez da sua mãe, Lídia Dias de Aguiar, e do rascunho em água forte sobre papel do icônico Abaporu. Sua fase antropofágica, a mais conhecida, está amplamente contemplada na mostra.

Tarsilinha escolheu com muito carinho as peças para a expô no Recife, que revela um lado mais intimista sobre a artista

Tarsilinha escolheu com muito carinho as peças para a expô no Recife, que revela um lado mais intimista sobre a artista - Crédito: Gustavo Gloria

Tarsilinha revelou que, mesmo com esta responsabilidade há um tempo, ainda é um desafio cuidar do acervo de sua tia. "Quando as obras vão para outro lugar, agora muitas estão no MoMA, em Nova Iorque, eu simplesmente não durmo", comentou. A parte difícil, no entanto, é quase nada: Tarsilinha é das maiores fãs de Tarsila. "O trabalho termina sendo dos mais prazerosos", finalizou. 

Esta peça de tapeçaria, batizada de

Esta peça de tapeçaria, batizada de "A Feira", ocupa uma parede da loja - Crédito: Gustavo Gloria

Muitos desenhos da artista estão expostos na mostra

Muitos desenhos da artista estão expostos na mostra - Crédito: Gustavo Gloria 

A mostra reúne 12 obras e 18 peças do acervo pessoal da artista, entre pincéis, cartões, fotografias. Os trabalhos de tapeçaria, da byKamy, estão um espetáculo à parte, com as cores e traços característicos de Tarsila. Ainda expostas as peças da coleção-cápsula da Osklen em reverência à modernista. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de abril, e o melhor: a entrada é gratuita. É programa imperdível! Confira, abaixo, um tour 360º pela mostra: 

 

Pelo vernissage circularam muitos arquitetos da Cidade. É que, antes do abre oficial, rolou um tour guiado pela mostra com os profissionais. Anotados: Analice e Humberto Zírpoli, André Carício, Ana Paula Cascão, Daniel Dobbin e outros nomes. 

 

André Carício circulou pelo evento

André Carício circulou pelo evento - Crédito: Gleyson Ramos/Divulgação

Ana Paula Cascão fez questão de garantir um clique com Tarsilinha

Ana Paula Cascão fez questão de garantir um clique com Tarsilinha - Crédito: Gleyson Ramos/Divulgação

 

Sandro Curra com Analice e Humberto Zírpoli

Sandro Curra com Analice e Humberto Zírpoli - Crédito: Gleyson Ramos/Divulgação

 

 

 

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter