Taxa de oposição à Câmara será superior à do prefeito

O prefeito Geraldo Júlio não terá problema com a Câmara Municipal do Recife, onde tem uma maioria confortável

Governadora em exercício esteve com secretários de oito estados, além de representantes da sociedade civilGovernadora em exercício esteve com secretários de oito estados, além de representantes da sociedade civil - Foto: Hélia Scheppa/SEI

O governador Paulo Câmara terá uma taxa de oposição na Assembleia Legislativa, a partir de fevereiro, superior àquela que teve em seus dois primeiros anos de gestão. Bem verdade que a bancada oposicionista é pouco numerosa e que a maioria dos seus membros não fiscaliza o governo como deveriam. Os destaques são Sílvio Costa Filho, Teresa Leitão e Edilson Silva. Os petebistas Augusto César e José Humberto têm tido uma atuação bastante discreta e Ossésio Silva se preocupa mais com a defesa da raça negra do que com o desempenho global do atual governo. Os dissidentes Romário Dias e Álvaro Porto, ambos da bancada do PSD, têm sido mais críticos do governo do que muitos oposicionistas, o que deixa numa posição incômoda o líder deles Rodrigo Novaes. Já o prefeito Geraldo Júlio não terá problema com a oposição na Câmara Municipal. Tem o apoio de mais de 30 dos atuais 43 vereadores, e isso lhe basta.

O prefeito Geraldo Júlio não terá problema com a Câmara Municipal do Recife, onde tem uma maioria confortável

2012 serviu de lição
Na eleição de 2012, o então candidato a prefeito Geraldo Júlio (PSB) registrou em cartório seu programa de governo porque queria ser cobrado, em caso de vitória, pelo povo do Recife. A crise impediu que 70% de suas promessas não fossem cumpridas e isso deve ter-lhe servido de lição. Tanto que na campanha deste ano ele não registrou programa de governo para não correr o risco de cobrança dupla.

Creches > Antes de passar o cargo ao sucessor, o prefeito Júlio Lossio (Petrolina) inaugurou mais 4 creches do programa “Nova Semente”. Agora são 180 unidades, beneficiando 10. 425 crianças. O programa custa R$ 50 milhões/ano, mas o prefeito eleito Miguel Coelho (PSB) diz que vai mantê-lo.

Economia > Com a transformação da URB, Emlurb, CTTU e Csurb em autarquias, a prefeitura do Recife deixará de pagar à União, de impostos, 40 milhões/ano. Só a Emlurb tem 1.690 servidores.
Escuridão > Turista argentino que passeava anteontem à noite pelas imediações do Parque 13 de Maio, no centro do Recife, decepcionou-se com a sujeira e a precária iluminação que existe no local.

Transparência > Repercutiu positivamente, em Moreno, a decisão do prefeito (em final de mandato) Adilson Gomes Filho (PSB) de prestar contas ao povo, em praça públicas, dos seus
4 anos de gestão.
Escassez > Como o prefeito Geraldo Júlio reduziu de 24 para 15 o número de secretarias, vão faltar cargos na prefeitura para acomodar representantes de todos os partidos que o apoiaram. Em 2014 o prefeito criou duas secretarias só para acomodar aliados políticos, mas isso não irá repetir-se agora.

Reserva > Garante o prefeito José Queiroz (Caruaru) que vai deixar em caixa alguns milhões para a prefeita eleita Raquel Lyra (PSDB) começar a trabalhar. Fernando Haddad (PT), em SP, diz que vai deixar para o sucessor, João Dória (PSDB), R$ 5 bilhões no cofre. Se for verdade, é exceção à regra.

Gastança > Para tirar o Brasil da crise, afirma o ex-presidente Lula, o remédio é o estímulo ao crédito fácil para que a população possa consumir. Sem crédito, diz ele, não há consumo, sem consumo as empresas não produzem, e a não produção acarreta desemprego. O raciocínio pode até ser lógico. Mas foi o estímulo à gastança irresponsável, inaugurada no governo dele, que deixou o Brasil quebrado e com cerca de 12 milhões de desempregados.

Veja também

'Diálogo que Transforma' é o tema da sétima edição do “Brazil Conference at Harvard & MIT”
TV AURORA

'Diálogo que Transforma' é o tema da sétima edição do “Brazil Conference at Harvard & MIT”

Governo autoriza apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia
Meio ambiente

Governo autoriza apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia