Covid-19

Taxa de retransmissão do coronavírus em Pernambuco está acima de 1, aponta estudo

Número de junho do Estado é maior do que o registrado em maio

Movimentação no Centro do Recife. Na foto, Rua da Imperatriz.Movimentação no Centro do Recife. Na foto, Rua da Imperatriz. - Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

Um estudo realizado pelo projeto Covid-19 Analytics, parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que Pernambuco encerrou o mês de junho com uma taxa de retransmissão do coronavírus em 1,1. O número é maior do que o registrado em maio, quando o Estado tinha a taxa em 0,92.

A taxa de retransmissão é um fator importante no cenário da pandemia, pois, quando encontra-se abaixo de 1 indica um controle maior da disseminação do vírus em uma determinada região. O número representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado transmite a doença.
 

Segundo o estudo, Pernambuco apresenta a taxa atual de 1,1 há, pelo menos, duas semanas. O índice de junho posicionou o Estado em quinto lugar na região Nordeste, atrás do Rio Grande do Norte (1,84), da Bahia (1,69), do Piauí (1,36) e do Sergipe (1,13). A maior taxa do País é de Roraima, com 1,92.

Pernambuco inclusive foi um dos seis estados que apresentaram alta na taxa entre maio e junho. Os outros foram Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nos outros 20 estados e no Distrito Federal, houve redução na retransmissão.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nessa quinta-feira (2), Pernambuco tem 61.119 casos de Covid-19. Já foram registrados 4.968 óbitos e 41.925 pacientes apresentram cura clínica. Ou seja, o Estado ainda possui 14.226 casos ativos da doença. 

Veja também

Astronauta estadunidense vota do espaço
Eleições EUA

Astronauta estadunidense vota do espaço

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação
Folha Pet

GOL e Cobasi fazem ação conjunta para quem viajar com animais de estimação