Coronavírus

Técnica de enfermagem do Samu Recife morre por complicações da Covid-19

Liliane Quitéria dos Santos tinha 48 anos e trabalhava há 17 no serviço. Ela teve o quadro neurológico agravado por causa do vírus

Ambulância do Samu RecifeAmbulância do Samu Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Recife Liliane Quitéria dos Santos, de 48 anos, morreu, na última segunda-feira (15), por complicações da Covid-19.

Liliane estava internada há nove meses no Hospital Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O quadro clínico dela começou com uma encefalite viral, uma infecção do sistema nervoso central que provoca a inflamação do cérebro. Em maio, a profissional foi diagnosticada com a Covid-19.

De acordo com o coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, desde maio a técnica de enfermagem vinha tratando as sequelas do coronavírus. 

"Ela não morreu diretamente da Covid, mas das sequelas que a doença deixou nela. Teve um AVC, um derrame, problema de pneumonia, ficou usando traqueostomia. Foi falência de diversos órgãos", contou Leonardo.

"No começo da pandemia, imaginávamos que a doença só dava quadros respiratórios. A primeira suspeita dela não foi Covid e, de acordo com os exames que foram feitos, foi confirmada a doença", acrescentou o coordenador geral. Liliane trabalhava no Samu Recife desde julho de 2004. 

Ao longo da pandemia, cerca de 500 profissionais do Samu Recife foram diagnosticados com a Covid-19 - Liliane foi a primeira a morrer pelas complicações da doença. 

O total de infectados representa mais da metade do quadro de funcionários do serviço. No pico da pandemia, quando as equipes foram reforçadas, o Samu chegou a contar com 820 profissionais.

"O Samu está enlutado, estamos muito tristes com isso e solidários à familia dela", lamentou Leonardo. O velório e enterro de Liliane ocorreram na segunda-feira (15). O corpo foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. 

"É triste, para a gente, que estamos arriscando a nossa vida para salvar a vida do outro, enterrar o companheiro é um momento muito duro", completou o coordenador geral do Samu Recife.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), lamentou a morte de Liliane. 

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter