A-A+

Tecnologia alemã será utilizada em formação de residentes do Altino Ventura

Aparelho que imita o olho humano dispensará treinamento com olho de porco e auxiliará no aperfeiçoamento de cirurgias de catarata e retina

Aparelho permite que residentes repitam etapas que têm maior dificuldade durante cirurgias virtuaisAparelho permite que residentes repitam etapas que têm maior dificuldade durante cirurgias virtuais - Foto: Reprodução/Internet

Os profissionais em formação da Fundação Altino Ventura (FAV) contarão com o apoio de uma tecnologia alemã a partir da próxima quarta-feira (5). A instituição inaugura o EyeSi Cirúrgico, um aparelho de ponta que simula o olho humano e faz uso de realidade virtual para que diversas técnicas de cirurgias de catarata e retina sejam aprimoradas. Com o equipamento, especialistas e residentes terão maior controle do resultado dos procedimentos em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação Altino Ventura esclarece que o simulador é exclusivamente para fins de ensino e conta que todos em treinamento terão de passar pelas simulações. “Os médicos poderão treinar cada etapa de uma cirurgia ocular. Se houver dificuldade em alguma etapa, poderemos intensificar o treinamento ali”, explicou o oftalmologista da FAV, Vasco Bravo Filho. A tecnologia também dispensará o uso de órgãos de animais, como é o caso do olho de porco, cujo acesso é mais difícil e exigia outros maquinários.

Com isso, Pernambuco será o primeiro a contar com a tecnologia em todo o Norte e Nordeste. A estrutura será montada em uma sala que funcionará como laboratório de cirurgia virtual. “Esta é a primeira aquisição da Fundação, mas outros sistemas de simulação de cirurgias serão adquiridos para compor o pool de tecnologias que possam ajudar no treinamento de cirurgias”, adiantou o oftalmologista. Na terça-feira (4), especialistas do Canadá e Alemanha estarão na unidade para a instalar o EyeSi e capacitar a equipe.

Leia também:
Especialista treina cirurgiões na Fundação Altino Ventura para transplante de córnea
Fundação Altino Ventura firma parceria com os EUA para estudar microcefalia por zika
Altino Ventura suspende atendimentos ambulatoriais após queda de árvore

Veja também

Dia Mundial Sem Carro, terá ações de mobilidade e requalificação em ciclofaixas em Santo Amaro
Mobilidade

Dia Mundial Sem Carro, terá ações de mobilidade e requalificação em ciclofaixas em Santo Amaro

Avanço da lava do vulcão nas Ilhas Canárias provoca medo de gases tóxicos
Cumbre Vieja

Avanço da lava do vulcão causa temor de gases tóxicos