Tecnologia no modo de pensar

Divide sonhos e projetos de inovação com mais 15 alunos

Humberto Costa é líder do PT no SenadoHumberto Costa é líder do PT no Senado - Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT no Senado

Abhner Adriel, 17, do 2º ano de MSI (Manutenção e Suporte de Informática), teve a emoção de representar a Etepam na Imagine Cup, considerada a copa do mundo da competição, cuja edição deste ano ocorreu em abril, em Belo Horizonte. Ele foi um dos desenvolvedores do Buns Games, um jogo criado em quatro meses para emular o dia-a-dia de um aluno. “O nome é uma mistura de ‘run’, que é correr, com ‘bus’, que é ônibus. Queríamos mostrar os percalços que a gente tem para chegar na hora, como correr para pegar o ônibus e driblar as calçadas com buracos. Pegamos a realidade ao nosso redor, usando como exemplo a Encruzilhada, bairro da escola, e construímos o jogo todo em pixel art, como aqueles videogames antigos”, explica Abhner, que apresentou o jogo para profissionais, estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores.

Ele participa do Mic, o Núcleo de Inovação da Microsoft. Divide sonhos e projetos de inovação com mais 15 alunos. Um deles é Lucas Vinícius, o “calouro” de apenas 15 anos, que cursa o 1º ano de MSI. “A tecnologia não está somente nos equipamentos, mas também no nosso modo de pensar”, aponta. A renovação no Mic se dá anualmente, de modo que os alunos mais experientes, a exemplo de Alice Maranhão, possam atuar como tutores dos mais novos, como Lucas. E prestar auxílio a toda a escola. “São os alunos do Mic que cuidam dos nossos trezentos computadores, contribuindo diretamente para o bom funcionamento de toda a escola”, revela a gestora Sandra Domitilia.

Veja também

Homem é espancado por grupo de pessoas em confusão por som alto no Janga, em Paulista
Violência

Homem é espancado por grupo de pessoas em confusão por som alto no Janga, em Paulista

Letalidade menor da Covid-19 eleva dúvidas sobre confinamentos, diz epidemiologista
Entrevista

Letalidade menor da Covid-19 eleva dúvidas sobre confinamentos, diz epidemiologista