Notícias

Teich contorna fritura e surpreende Bolsonaro com saída rápida da Saúde

Nelson Teich demonstrava sinais de incômodo e insatisfação à frente do Ministério da Saúde

Ministro da Saúde, Nelson TeichMinistro da Saúde, Nelson Teich - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Desde a semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já afirmava a amigos e aliados que o oncologista Nelson Teich demonstrava sinais de incômodo e insatisfação à frente do Ministério da Saúde.

O presidente acreditava, no entanto, que se tratava de uma reação normal para quem havia assumido há menos de um mês um novo cargo e que não havia chance de ele deixar o posto.

Por isso, o pedido de demissão feito nesta sexta-feita (15) por Teich pegou Bolsonaro de surpresa e o deixou atordoado. Com a mudança inesperada, o presidente ainda não tem um nome definido para o comando da pasta.

No dia anterior ao pedido de demissão, Bolsonaro e Teich haviam se reunido no Palácio do Planalto.

Leia também:
Nelson Teich pede demissão do cargo de ministro da Saúde
Teich: 'A vida é feita de escolhas. E hoje eu escolhi sair'


O presidente saiu da reunião com a expectativa de que haveria mudança no protocolo para autorizar a utilização da cloroquina no início do tratamento para o novo coronavírus.

E ele esperava que Teich concordasse com a mudança em novo encontro marcado para esta sexta. O ministro, no entanto, quebrou rapidamente a expectativa de Bolsonaro.

Logo no início da reunião, Teich já disse, de acordo com relatos feitos à Folha, que a mudança não era correta e não tinha amparo cientifico.

Antes mesmo de Bolsonaro argumentar, Teich afirmou que pretendia deixar o cargo. Como resposta, o presidente lamentou e disse que buscará um nome para substituí-lo que seja afinado ao seu discurso.

Caso o ministro não aceitasse a mudança na regra, o presidente avaliava iniciar um processo de fritura contra ele, repetindo o expediente adotado com o antecessor, Luiz Henrique Mandetta.

Teich, no entanto, não quis esperar chegar a esse ponto. De acordo com servidores da pasta, ele ressaltou que não colocaria a perder a sua trajetória profissional.
Pego de surpresa, Bolsonaro começou nesta sexta a analisar nomes para a pasta.

Em paralelo, pediu a técnicos do governo que, antes da nomeação de um novo ministro, já deixem preparada a mudança do protocolo.

Em conversas de bastidor, ele disse que quer alguém que, além de concordar com a aplicação da cloroquina, passe uma imagem de credibilidade diante da crise sanitária.

Em análise, estão nomes de médicos e militares. A expectativa é de que Bolsonaro converse com alguns dos cotados no sábado e no domingo e só tome uma decisão na próxima semana.

Na lista de nomes técnicos, são citados a imunologista Nise Yamaguchi, o oftalmologista Claudio Lottenberg e o presidente da AMB (Associaçao Médica Brasileira), Lincoln Lopes Ferreira.

Na relação de militares, os dois nomes favoritos são o do diretor de Saúde da Marinha, o contra-almirante Luiz Froes, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello.

Os dois últimos contam com o apoio da cúpula militar do Palácio do Planalto, mas enfrentam resistência junto aos comandantes das Forças Armadas,

A avaliação é de que um militar à frente de uma pasta sensível em meio a uma pandemia mundial pode afetar a ima gem das Forças Armadas caso a gestão não seja bem-sucedida.

A dificuldade é achar alguém que possa atender o que o presidente quer: apoiar o uso da cloroquina no início do tratamento e ser flexível com o isolamento social.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França
Cancelamento de voos

Controladores aéreos convocam greve para quinta-feira (25) na França

Newsletter