América Latina

Tempestade Olaf se fortalece a furacão perto do noroeste do México

NHC disse que o centro de Olaf se deslocará perto de Baixa Califórnia do Sul nesta quinta-feira à noite e depois se distanciará para o oeste

Formação da tempestade Olaf no litoral do MéxicoFormação da tempestade Olaf no litoral do México - Foto: Reprodução/Windy.com

A tempestade Olaf se fortaleceu para furacão de categoria 1, nesta quinta-feira (9), no oceano Pacífico perto das costas de Baixa Califórnia do Sul, no noroeste do México, onde fica o popular balneário de Los Cabos.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, nas siglas em inglês) informou que às 14h39 GMT (11h39 no horário de Brasília) Olaf estava a 250 km de Cabo San Lucas, em Baixa Califórnia do Sul, com ventos máximos sustentados de 120 km/h.

O NHC disse que o centro de Olaf se deslocará perto de Baixa Califórnia do Sul nesta quinta-feira à noite e depois se distanciará para o oeste.

A Proteção Civil desse estado mexicano disse que na madrugada desta quinta-feira os portos foram fechados para a navegação nos balneários de Cabo San Lucas e San José del Cabo.

Acrescentou que há uma previsão de ondas altas e rajadas de vento. 

Pela sua localização geográfica, o México é suscetível ao impacto de furacões.

No final de agosto, o furacão Nora tocou o solo no estado de Jalisco, no Pacífico mexicano e matou um menor espanhol, deixando também uma mulher desaparecida. 

Também em agosto, o furacão Grace atingiu Veracruz, no leste do México, como categoria 3 e provocou a morte de ao menos 11 pessoas nesse estado e no estado central de Puebla. 

Veja também

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições
MUNDO

Venezuelanos no exterior dizem que são impedidos de realizar registro para votar nas eleições

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas registra 32.552 mortes na guerra de Gaza

Newsletter