Rio de Janeiro

Temporal atinge Petrópolis durante a madrugada; previsão é de mais chuva na tarde desta quinta (31)

Volume de chuva foi de 35,6mm, segundo a Defesa Civil; o rio Quitandinha chegou a transbordar às 4h da manhã

PetrópolisPetrópolis - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Voltou a chover forte em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, nesta madrugada. Segundo a prefeitura, o rio Quitandinha transbordou na altura da rua Coronel Veiga, mas não há registro de vítimas.

A cidade que totaliza 241 mortos e três desaparecidos de outras duas chuvas — em fevereiro e no início deste mês — está em alerta de chuva forte já para esta tarde, de acordo com a Defesa Civil.

De acordo com a prefeitura de Petrópolis, a Defesa Civil "está fazendo um levantamento para verificar se houve ocorrências" desde a última noite.


Com o rio Quitandinha transbordando, a cidade chegou ao estágio de Alerta Máximo às 4h27 desta quinta-feira, de acordo com o Alerta de Cheias do Inea-RJ. Às 9h, o município regrediu ao estágio de Atenção.

— Choveu muito por volta das 3h, 4h da manhã. A (rua) Coronel Veiga ficou alagada até umas 5h, mas não chegou a entrar água onde trabalho — relata Laryssa Mendes, funcionária de uma oficina, localizada em frente ao rio Quitandinha.

Falta de informações compromete monitoramento:  mapas de risco das encostas do Estado tinham defasagem de quase uma década

A rua Coronel Veiga é uma rua cortada pelo rio Quitandinha que, quando transborda, pode afetar casas e comércios da região pois o acesso à pista é feito através de pontes, muitas levadas pela chuva de 16 de fevereiro.

Segundo a Defesa Civil, até às 8h da manhã, foram registrados 35,6 milímetros de chuva em 24 horas. Os bombeiros informam que, apesar da apreensão pela chuva, só foi registrada uma ocorrência durante a madrugada, em que retiraram uma pessoa de sua casa por "possível risco de queda de barreira", no bairro São Sebastião.

Em boletim, a Defesa Civil de Petrópolis alerta para a previsão de chuva forte para a tarde desta quinta-feira.

Segundo a concessionária da BR-040 (Concer), a subida da Serra de Petrópolis conta com interdições intermitentes para remoção de "fragmentos rochosos".

Veja também

Chanceleres de Rússia e China se reúnem em Bali antes do G20
Diplomacia

Chanceleres de Rússia e China se reúnem em Bali antes do G20

Cabo de Santo Agostinho inaugura novo Centro Integrado Infanto-Juvenil
saúde

Cabo de Santo Agostinho inaugura novo Centro Integrado Infanto-Juvenil