Tenha um sono reparador

Confiras dicas para uma boa noite de sono

Junto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposiçãoJunto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposição - Foto: Cláudio Scott/Pixabay

Olá leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar

O sono reparador é importante para a saúde geral do corpo. Junto com uma alimentação balanceada e atividade física, ter uma boa noite de sono garante para você melhor disposição, tanto física como mental.

Os benefícios do reparador:
-Aumenta a imunidade
-Preveni doenças cardiovasculares
-Entusiasmo

O repouso é importante para quem faz atividade física. Claro que esse período de sono é individualizado, mas segue a regra das 8 horas noturnas. Durante o sono, o hormônio de crescimento, que é o GH (“growth hormone”), realiza a absorção do esforço, oferecendo ao organismo todas as vantagens do trabalho físico. Sem o GH, a atividade física provocaria apenas desgaste e envelhecimento precoce dos tecidos envolvidos.

Dicas para uma boa noite de sono:

- Só vá para cama na hora de dormir e não esperar o sono chegar;

- Não utilize as “telas” uma hora antes de deitar. Não leve o aparelho de celular para cama;

- Alimente-se até duas horas antes de dormir;

- Sentiu uma fominha antes de dormir? Tome chá de alegrim, erva-doce, camomila ou sálvia. Bebidas com cafeína estão proibidas;

- Não faça exercícios físicos perto da hora de dormir;

- Durma no quarto escuro;

- Quer relaxar mais ao dormir? Utilize um difusor com óleo essencial de lavanda;

- Você também pode ouvir um som de meditação antes de dormir, como taças tibetanas;

- A respiração devagar e profunda vai oxigenar seu cérebro e tranquilizar você. Não leve problemas para cama.

Bom sono!

Busque sempre a sua melhor versão. Siga-me nas redes sociais e fique sempre atualizado com informações sobre saúde e bem-estar. Obrigado e até o próximo encontro

*Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico. Pautas para Jademilson Silva – Jornalista - DRT: 3468 Email: [email protected]

**A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo da coluna.

Veja também

Grande Recife inicia segunda fase da integração temporal no TI Afogados

Grande Recife inicia segunda fase da integração temporal no TI Afogados

Sonda chinesa pousa na Lua para coletar amostras do solo
Espaço

Sonda chinesa pousa na Lua para coletar amostras do solo