Terminal da III Perimetral começa a operar no sábado

Equipamento atenderá dez mil passageiros por dia. Frota de ônibus realizará 365 viagens diariamente

A entrada do equipamento público ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio VargasA entrada do equipamento público ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas - Foto: Brenda Alcântara

O Terminal Integrado (TI) da III Perimetral, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, começa a funcionar no sábado (27). Batizado de terminal Vereador Zezito de Magalhães Melo e com nome operacional TI Caxangá (III Perimetral), o equipamento terá cinco linhas de ônibus alimentadoras, prevenientes do subúrbio, e uma troncal, com destino à avenida Conde da Boa Vista e operada por veículos do sistema BRT Via Livre. A obra deveria ter sido concluída em 2014, mas, após ser abandonada pelo consórcio construtor, passou anos paralisada. O terminal atenderá dez mil usuários por dia.

Vinte ônibus circularão diariamente, realizando 365 viagens. A entrada ocorrerá pela avenida General San Martin, ao lado do Hospital Getúlio Vargas. Já a saída será pela rua Manoel Moreira, dando acesso à avenida Caxangá. As linhas alimentadoras atenderão a avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Roda de Fogo, Torrões e Monsenhor Fabrício (veja abaixo).

Desde fevereiro de 2017, os ônibus que atendem a essas localidades seguiam só até a Caxangá e, lá, os usuários faziam integração temporal para continuar a viagem. Com a abertura do TI III Perimetral, no sábado, essa integração passará a ser física, ou seja, os passageiros apanharão o ônibus no bairro, desembarcarão no novo terminal e seguirão até o Centro em um BRT que partirá do TI.

Leia também:
Estação de BRT ganha catracas mais altas para inibir invasões de passageiros


A nova linha de BRT, 2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista, com ônibus climatizados e articulados, seguirá pelo corredor seletivo da Caxangá, retornando na avenida Guararapes. Essa operação não afetará a de outras duas linhas de BRT criadas em 2017 para fazer integração temporal com as cinco linhas alimentadoras que passarão a integrar no TI III Perimetral. São elas: 2441-EBRT (BR-101)/Conde da Boa Vista e 2443-EBRT (BR-101)/Derby.

De todo modo, a integração temporal seguirá disponível a quem não quiser desembarcar dentro do novo terminal. Basta descer na Caxangá e embarcar, em até duas horas, na estação de BRT Getúlio Vargas. “Mas cremos que a maioria dos usuários fará a integração dentro do terminal”, avaliou o gerente de Planejamento Estratégico do Grande Recife Consórcio de Transporte, Cícero Monteiro.

Além das seis linhas que entrarão em operação no sábado, o terminal pode ganhar mais quatro - uma interterminal até o TI Santa Luzia, outra até o TI Largo da Paz, uma circular até o Derby (sem passar pela avenida Caxangá) e uma alimentadora oriunda de San Martin.

Na quarta-feira (24), o terminal passava pelos últimos ajustes referentes à implantação de placas e à limpeza. Quando a obra parou, o equipamento tinha 80% de conclusão. Foi necessário fazer um estudo do que faltava concluir e relicitar o serviço, retomado em junho de 2017. O valor investido pelo Governo do Estado foi de quase R$ 1,8 milhão. "Ver tudo isso pronto é uma vitória para o Governo, que entrega o equipamento, e para a população, que conta com um terminal novo", disse o secretário executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Marcello Amynthas.

Linhas do terminal

2413-Av. do Forte/TI Caxangá (III Perimetral)
2415-Sítio das Palmeiras/TI Caxangá (III Perimetral) - aos domingos, a linha Roda de Fogo atenderá a comunidade
2416-Roda de Fogo/TI Caxangá (III Perimetral)
2421-Torrões/TI Caxangá (III Perimetral)
2422-Monsenhor Fabrício/TI Caxangá (III Perimetral) - atenderá à Estrada do Barbalho nos dias úteis

2444-TI Caxangá (III Perimetral)/Conde da Boa Vista - operará com veículos BRT

Informações: 0800.081.0158


Veja também

Bolsonaro diz que Doria é 'autoritário' e que pandemia no Brasil 'está acabando'
Coronavírus

Bolsonaro diz que Doria é 'autoritário' e que pandemia no Brasil 'está acabando'

Universidades e escolas de Lisboa amanhecem com pichações racistas contra brasileiros
Preconceito

Universidades e escolas de Lisboa amanhecem com pichações racistas contra brasileiros