Guatemala

Terremoto de 6,2 graus atinge Guatemala e deixa um morto

O epicentro do terremoto ficou a menos de 100 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala, na costa do departamento de Escuintla

Vista da igreja danificada de San Juan Obispo após o terremoto de 6,2 graus que atingiu a área, em Amatitlan, 35 km ao sul da Cidade da Guatemala, em 16 de fevereiro de 2022Vista da igreja danificada de San Juan Obispo após o terremoto de 6,2 graus que atingiu a área, em Amatitlan, 35 km ao sul da Cidade da Guatemala, em 16 de fevereiro de 2022 - Foto: Johan Ordonez/ AFP

Um terremoto de 6,2 graus de magnitude abalou o sul da Guatemala na madrugada desta quarta-feira (16), informaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e órgãos locais, que registram um morto e danos materiais.

O epicentro do terremoto ficou a menos de 100 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala, na costa do departamento de Escuintla e teve uma profundidade de 84 km, segundo o USGS.

Uma réplica de 4,8 seguiu o terremoto.

Uma contagem de danos registra uma pessoa morta por parada cardíaca em uma comunidade de Mixco, próximo ao oeste da capital, segundo a estatal Coordenadora para a Redução de Desastres (Conred).

"Temos o registro de uma mulher de 50 anos morta em São Cristóvão, Mixco, devido a uma parada cardíaca", disse à imprensa o porta-voz da Conred encarregado da proteção civil, Rodolfo Flores.

Ele informou que até o momento o terremoto deixou 24.790 afetados por deslizamentos de terra nas estradas, danos leves em casas e cortes de energia.

O movimento também foi reportado em El Salvador e Chiapas, estado do sul do México fronteiriço com a Guatemala. 

Veja também

Casos de dengue este ano superam os de 2023 em cinco estados e no DF
arbovirose

Casos de dengue este ano superam os de 2023 em cinco estados e no DF

Governo de São Paulo decreta emergência para dengue
SAÚDE

Governo de São Paulo decreta emergência para dengue