Taiwan

Terremoto de magnitude 7,5 perto de Taiwan provoca alertas de tsunami

Autoridades de Taiwan e Japão emitiram alertas de tsunami para suas regiões costeiras

Esta foto mostra uma visão geral dos destroços e danos na cidade de Noto, província de Ishikawa, em 31 de março de 2024, três meses após o terremoto e tsunami de Ano NovoEsta foto mostra uma visão geral dos destroços e danos na cidade de Noto, província de Ishikawa, em 31 de março de 2024, três meses após o terremoto e tsunami de Ano Novo - Foto: JIJI PRESS / AFP/ JAPÃO OUT

Um terremoto de magnitude 7,5 foi sentido na manhã desta quarta-feira (3, noite de terça em Brasília) perto de Taiwan e provocou alertas de tsunami naquele território e nas ilhas ao sul do Japão e nas Filipinas, informaram as autoridades.

A Agência Meteorológica do Japão calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha indicado que foi de 7,4.

"O terremoto ocorreu perto da terra e é pouco profundo. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas [...] É o mais forte em 25 anos", declarou à imprensa Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico taiwanês, em referência ao terremoto de magnitude 7,6 de setembro de 1999 que deixou 2.400 mortos.

Autoridades de Taiwan e Japão emitiram alertas de tsunami para suas regiões costeiras, prevendo ondas de até três metros.

O alerta no Japão foi para suas ilhas remotas próximas a Taiwan, incluindo a ilha Miyakojima, segundo a agência meteorológica.

"Evacuem!", indicou um letreiro na televisão nacional japonesa NHK. "Vem aí um tsunami, por favor evacuem imediatamente", expressou um apresentador dessa emissora. "Não parem, não voltem".

Segundo o USGS, o terremoto teve seu epicentro a 18 km ao sul da cidade taiwanesa de Hualien, com uma profundidade de 34,8 km.

Veja também

Polícia diz que ataque em igreja australiana foi ato terrorista
Mundo

Polícia diz que ataque em igreja australiana foi ato terrorista

Casal Biden publica declaração de renda, com receitas de US$ 620 mil
EUA

Casal Biden publica declaração de renda, com receitas de US$ 620 mil

Newsletter