Coronavírus

Trabalhadores da Educação ganham centro de testagem para Covid-19 no Recife

O atendimento acontecerá via agendamento prévio pela plataforma Atende em Casa

Fred Amancio no Centro de Testagem para Covid-19 dedicado a trabalhadores da educação e seus contactantesFred Amancio no Centro de Testagem para Covid-19 dedicado a trabalhadores da educação e seus contactantes - Foto: Américo Santos/SEI

Pernambuco conta com mais um Centro de Testagem para a Covid-19. Agora, exclusivamente para trabalhadores da Educação da rede estadual e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar. É possível agendar e realizar o exame do tipo RT-PCR e rápido na sede da Secretaria de Educação e Esportes, na Várzea, Zona Oeste do Recife.

O novo centro tem por intuito atender à demanda de pessoas que irão retomar as atividades por causa da liberação das aulas presenciais no Estado. 
 

Já em funcionamento, o centro tem capacidade para realizar até 200 exames por dia, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para fazer o exame, é preciso realizar o agendamento no Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br ou através do aplicativo disponível para smartphone Android). 

Cada tipo de teste exige uma pré-disposição do requerente. Os testes do tipo RT-PCR (pela secreção) são indicados para pessoas que estejam com sintomas gripais até o décimo dia do início do quadro. Já os testes do tipo rápido (pela amostra de sangue) são indicados para pacientes que já estejam há mais de sete dias após o início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento deles. 

O secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, acredita que o centro dedicado aos profissionais da Educação mostra um olhar especial para o corpo de trabalho do setor "Estamos muito satisfeitos em trabalhar nessa parceria entre as secretarias de Educação e Esportes e a de Saúde para constituir esse novo centro de testagem", afirmou.

O Centro para profissionais da Educação é o quarto equipamento exclusivamente direcionado para a testagem da população. Os outros três funcionam no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda, e no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) – instituição vinculada à Secretaria de Administração (SAD), na Boa Vista, Recife. 

No Cecon-PE,  o atendimento no sistema drive-thru acontece todos os dias da semana, inclusive nos sábados e domingos, das 8h às 17h. Já no Ceasa, o funcionamento é das 7h às 15h, de segunda a sexta. Nesses, o funcionamento se dá por demanda espontânea e agendamento.  No Cefospe, o atendimento é realizado apenas por agendamento. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, salientou que o aumento da testagem é uma medida que aumenta o controle sobre os contágios com a retomada da economia, mas não retira a necessidade de cuidados básicos.

"Com a autorização da retomada das aulas presenciais, de maneira planejada, seguindo o protocolo para garantir a saúde de todos os envolvidos, devemos incorporar ao cotidiano o uso de máscara, o distanciamento social e o reforço da higiene pessoal e dos ambientes".

"No centro da Várzea estamos garantindo a testagem para todos da comunidade escolar que precisarem. No entanto, eles podem utilizar o centro exclusivo ou os demais administrados tanto pelo Estado quanto pelos municípios, que estão disponíveis para os estudantes e seus familiares", reforçou Longo.  
 

Veja também

Número de mortos por chuvas na China triplica, e autoridades começam investigação por negligência
China

Número de mortos por chuvas na China triplica, e autoridades começam investigação por negligência

Tiroteio em bar deixa um morto e sete feridos, incluindo criança de 8 anos, em Gaibu, no Cabo
Polícia

Tiroteio em bar deixa um morto e sete feridos, incluindo criança de 8 anos, em Gaibu, no Cabo