Notícias

Testes devem priorizar vulneráveis para evitar mais desigualdade, diz OMS

Dados do Reino Unido e do Brasil sugerem que o impacto do coronavírus sobre os mais pobres seja maior e mais duradouro que sobre os mais ricos

Testes de Covid-19Testes de Covid-19 - Foto: Divulgação/MS

Os países devem priorizar os testes de populações mais vulneráveis -os mais pobres, com mais dificuldade para manter distanciamento físico, minorias e indígenas- para evitar que a pandemia de coronavírus agrave a desigualdade socioeconômica, afirmou nesta segunda (4) Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dados do Reino Unido e do Brasil sugerem que o impacto do coronavírus sobre os mais pobres seja maior e mais duradouro que sobre os mais ricos.

"Falhar na identificação e no tratamento da doença nos lugares mais vulneráveis não apenas é injusto mas também perigoso, pois leva a erros no conhecimento sobre a doença, fundamental para basear as estratégias de combate", disse Ryan.

Leia também:
OMS considera 'especulativas' declarações dos EUA sobre origem do coronavírus
Coronavírus já estava na França em dezembro, indicam testes


Maria van Kerkhove, líder técnica da entidade, afirmou que os governos precisam também ampliar sua capacidade para isolar os casos confirmados de coronavírus e os suspeitos -o que, em caso de comunidades em que o distanciamento é difícil, pode exigir instalações especiais.

"Se os casos conhecidos são tratados e isolados, eles deixam de transmitir a doença. E, se seus contatos entram em quarentena, também não há risco de que contagiem outras pessoas sem saber que estão com o vírus", afirmou ela.

Segundo os especialistas da OMS, a única forma de reduzir os danos da pandemia é quebrar a cadeia de transmissão, e, para isso, é preciso uma estratégia eficaz de testes, rastreamento e quarentena.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia
Diplomacia

Congresso dos Estados Unidos aprova pacote de ajuda à Ucrânia

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia
Ataque de 1994

Argentina pede prisão de ministro iraniano por atentado contra Amia

Newsletter