Testes rápidos de IST/Aids são realizados no Recife

Ação começa nesta segunda-feira (2), na Zona Norte da Capital e segue até sexta-feira (6)

Teste de HIVTeste de HIV - Foto: Divulgção/SES

Serão oferecidas, durante esta primeira semana de abril, pelo Projeto Quero Fazer, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), ações itinerantes de testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Nesta segunda-feira (2), a partir das 17h, a população poderá realizar testes rápidos de HIV e sífilis, além de receber aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação acontece na Escola Municipal Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife.

Leia também:
Brasil tem redução de 5,2% na taxa de detecção de casos de Aids, diz ministério
Pernambuco: 25.218 casos de Aids e ainda sem PrEP


Na sexta-feira (6), também às 17h, os mesmos testes estarão disponíveis na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela, também na Zona Norte da Capital. A SES ressalta a importância do diagnóstico precoce das doenças infecciosas para o tratamento e cura e também para controle e diminuição da transmissão dessas enfermidades. Mais informações através da ouvidoria, no telefone (81) 0800 286 2828.

   Dados

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, só no ano de 2017, Pernambuco notificou 396 casos de Aids, sendo 259 no público masculino e 137 no feminino. Já de sífilis adquirida (público em geral), foram 2.684 casos, além de 1.341 de sífilis em gestante e 1.612 de sífilis congênita (passada da mãe para o bebê durante a gestação).

Veja também

Psoríase: dermatologista alerta para tratamento da doença
Doença de pele

Psoríase: dermatologista alerta para tratamento da doença

Operação Ábdito da PF apura morte de indígenas em Roraima
Investigação

Operação Ábdito da PF apura morte de indígenas em Roraima