Saúde

Teve contato com caso positivo para Covid e não conseguiu testar? Saiba o que fazer

Para quem não conseguiu realizar o teste, tem sintomas gripais e teve contato com alguém que positivou para Covid, é possível considerar o quadro de coronavírus

Teste de Covid-19Teste de Covid-19 - Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

Os casos de Covid-19 estão se multiplicando pelo Brasil, em grande parte pela alta transmissibilidade da variante ômicron. Em Pernambuco, por exemplo, só nas últimas 24 horas, foram registradas 2.266 pessoas infectadas pelo vírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta sexta-feira (21). 

O aumento no número de infecções tem pressionado o sistema de saúde em todo o País, principalmente porque a demanda por testes tem sido maior a cada dia. As grandes filas nos centros de testagem são uma realidade, isso quando já não é registrada a falta dos equipamentos para os exames. 

Muitas pessoas, por isso, estão ficando sem o diagnóstico. É aí que surgem as dúvidas, sendo esta a mais recorrente: tive contato com quem testou positivo para Covid-19, estou com sintomas, mas não consegui fazer o teste, o que devo fazer?

Segundo recomendação médica, o ideal, nesses casos, é considerar o quadro de coronavírus. "Tem que ficar isolado por 10 dias, segundo recomenda a Secretaria de Saúde Estadual", explica o médico infectologista Bruno Ishigami

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Secretaria de Saúde (@saude_pe)

"Se você mora com alguém e essa pessoa testou positivo e você não conseguiu fazer o teste, mas está com sintomas, pela epidemiologia é considerado caso de Covid também", acrescenta o infectologista.  

Por outro lado, há pessoas que não desenvolvem sintomas mesmo após ter contato com alguém que testou positivo. Na hipótese de não conseguir testar para Covid, neste caso, a recomendação é: "Se teve contato com alguém positivo por pelo menos 15 minutos e estava sem máscara (compartilhando refeição, conversando, no mesmo espaço), a recomendação é ficar isolado por 7 dias (sendo o dia 1 o dia do contato). Caso não tenha a possibilidade de ficar isolado, usar máscara pff2 (ou cirúrgica+tecido ou duas de tecido) para ir ao trabalho, evitar contato com idosos e pessoas mais vulneráveis nesse intervalo", orienta Ishigami.

"Geralmente, se você for apresentar sintomas após contato com alguém positivo é até o 10º dia, mas, na maioria das vezes, apresenta sintomas até o 7º dia e pode apresentar sintomas até o 14º dia", explica o médico. 

Testagem 
No Recife, dois novos pontos de testagem foram abertos nesta sexta-feira (21).
Um deles é o Sesc Santo Amaro, na área central do Recife, que já começa a funcionar hoje. Já o Sesc Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, passa a funcionar apenas na  segunda-feira (24). 

Além destes, o Governo de Pernambuco colocará em funcionamento, nos próximos dias, mais dois centros de testagem para detecção da Covid-19. Os novos pontos funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda.

Segundo informou o governo estadual, o centro do Dona Lindu já deve começar os atendimentos na segunda-feira (24). Já o ponto do Cecon iniciará as atividades até o fim deste mês.

Centros no Recife
Além dos centros de testagem nas unidades do Sesc, a Secretaria de Saúde do Recife oferece testagem no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, e outro no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Esses centros funcionam de domingo a domingo, das 9h às 16h.

A Sesau ainda oferece exames gratuitos em oito unidades de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Os pontos funcionam na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. 

Para ter acesso ao serviço nestes locais, a população deve agendar o teste através do aplicativo Atende em Casa ou pelo site.

Veja também

Brasil registra 16.194 novos casos de Covid-19 e 35 mortes em 24 horas
Pandemia

Brasil registra 16.194 novos casos de Covid-19 e 35 mortes em 24 horas

Marcha da maconha retorna às ruas depois de dois anos de pandemia
Manifesto

Marcha da maconha retorna às ruas depois de dois anos de pandemia