Mobilidade

TI Afogados operará como integração temporal a partir deste sábado, 31

Mudança no terminal integrado ocorre no sentido ônibus-metrô e exige o uso do cartão VEM

O cartão Vem comum poderá estar sendo adquirido gratuitamente pelos usuários que desembarcarem no Terminal Integrado AfogadosO cartão Vem comum poderá estar sendo adquirido gratuitamente pelos usuários que desembarcarem no Terminal Integrado Afogados - Foto: Ed Machado/Arquivo Folha

O Terminal Integrado Afogados passa a operar, a partir deste sábado (31), na modalidade de integração temporal. Os passageiros das linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados serão diretamente impactados com esta alteração. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a integração temporal auxilia no planejamento da operação ao identificar a origem e o destino dos usuários, além de permitir que o passageiro utilize os dois modais (ônibus x ônibus ou ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas.

A princípio, a primeira fase da nova operação acontece para quem desembarca dos coletivos e deseja ter acesso ao metrô. Neste sentido, é preciso passar o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) de qualquer modalidade na catraca da Estação Afogados, sem ser debitada uma nova tarifa. No sentido metrô/ônibus, o acesso aos coletivos ainda acontece pelas do meio e/ou traseiras, sem data prevista para adoção total da modalidade temporal.

O TI Afogados é o 10º terminal a operar por meio da integração temporal. O objetivo é que, de forma gradual, todos os 26 TIs da RMR operem desta forma. Para o Grande Recife, a implantação da integração temporal no terminal faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação, além de diminuir a entrada irregular de passageiros no sistema. A integração temporal não é possível com o pagamento realizado em dinheiro, apenas cartão de passagens.

Para facilitar o embarque, cartões VEM Comum já estão sendo distribuídos de forma gratuita por uma equipe que se encontra entre o TI e a Estação do Metrô. Para adquiri-los, mediante cadastro, basta apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF, e conste o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. É possível efetuar a recarga do VEM nas máquinas POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários que estarão presentes nas próximas semanas, de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h e aos sábados, das 6h às 12h.

A divulgação da novidade é feita por cartazes nas linhas e por orientadores no TI Afogados. Caso o passageiro tenha uma segunda passagem descontada antes do período de duas horas, o mesmo deve acionar a Urbana-PE através do telefone 31257858, informando o dia e horário do ocorrido, a numeração do VEM e/ou CPF para ter o valor restituído no cartão de passagens.

 Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158), de domingo a domingo, das 7h às 19h. Há, também, um WhatsApp exclusivo para reclamações: 99488.3999.
 
 
 
  

Veja também

Pernambuco registra 781 casos da Covid-19 nas últimas 24h e 25 novas mortes
Coronavírus

Pernambuco registra 781 casos da Covid-19 nas últimas 24h e 25 novas mortes

ONU condena 'racismo estrutural' no Brasil após assassinato de João Alberto
Racismo

ONU condena 'racismo estrutural' no Brasil após assassinato de João Alberto