Mobilidade

TI Afogados, no Recife, será uma integração temporal

A integração temporal funciona exclusivamente por meio do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)

O cartão Vem comum poderá estar sendo adquirido gratuitamente pelos usuários que desembarcarem no Terminal Integrado AfogadosO cartão Vem comum poderá estar sendo adquirido gratuitamente pelos usuários que desembarcarem no Terminal Integrado Afogados - Foto: Ed Machado/Arquivo Folha

O Terminal Integrado Afogados, no Recife, irá operar por meio da integração temporal a partir do próximo dia 31. Usuários das linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados poderão acessar a Estação de Metrô de Afogados sem pagamento de uma nova tarifa.

A integração temporal funciona exclusivamente por meio do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). 

A integração temporal auxiliará no planejamento da operação que identifica a origem e destino dos usuários. O sistema  permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus/ônibus ou ônibus/metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas.

Ao descer do ônibus, para pegar o metrô, não deverá ser cobrada a tarifa. Ao passar pela catraca, deve ser sinalizada a integração ao passar o VEM na maquineta de leitura.

Já no sentido contrário (metrô/ônibus), aqueles que desembarcam na Estação do Metrô Afogados e desejam ter acesso ao TI, por enquanto, permanecem entrando nos ônibus pelas portas do meio ou traseira dos coletivos.

Estão sendo distribuídos, gratuitamente, cartões do tipo VEM Comum no TI Afogados. Para conseguir um, basta se dirigir à equipe localizada entre o TI e a Estação do Metrô munido de documento oficial com foto que comprove o CPF e informar ainda o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento.

É possível fazer a recarga do cartão nas máquinas de POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários presentes. A ação tem o intuito de possibilitar o uso da integração temporal por todos os usuários do terminal. 

Passageiros que tiverem uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas, característico da integração temporal, devem procurar a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858. É necessário informar o dia e o horário do fato para checagem. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.

A Estação Afogados é a oitava estação do Metrô a funcionar em esquema de integração temporal. Já possuem integração temporal as estações Cavaleiro, desde 2017; Largo da Paz, desde 2018; Recife, Santa Luzia, Prazeres e Cosme e Damião, desde 2019; e Rodoviária desde fevereiro deste ano.

Das 36 estações da CBTU Recife, 15 delas fazem parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI e foram responsáveis por cerca de 56,06% dos
passageiros transportados no ano de 2019 na Região Metropolitana do Recife. 
 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter