Tire suas dúvidas sobre a quarentena que começa neste sábado

Recife, Olinda, Jaboatão, São Lourenço da Mata e Camaragibe estarão em regime rígido de isolamento até o dia 31

Fiscalização da CTTUFiscalização da CTTU - Foto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

A partir deste sábado (16), até o dia 31 de maio, cinco municípios da Região Metropolitana do Recife entram na Operação Quarentena, um trabalho integrado de várias secretárias do Estado e dos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas nas ruas para reduzir a taxa de infeção do novo coronavírus.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, André Longo, a meta é fazer com que Pernambuco atinja um platô e consiga controlar a epidemia nos próximos dias, chegado a junho com uma expectativa de redução de casos. Abaixo, você confere algumas perguntas e respostas sobre as regras que valerão nos próximos 15 dias.

A quarentena pode ser decretada em outros municípios?
É possível que, no decorrer do tempo, as cidades que foram incluídas no decreto possam sair desse sistema e outros municípios sejam adicionados a essa lista. Além disso, os prefeitos de todos os municípios do Estado estão livres para adotarem o mesmo sistema através de decretos municipais. 

Quem são os profissionais liberados do rodízio de veículos?
O decreto da quarentena lista 39 atividades essenciais que seguirão em atividade nesse período. Nem todos os profissionais desses setores estarão liberados do rodízio. Há uma lista menor, na qual têm isenção alguns servidores públicos, além de profissionais de saúde, segurança pública e cuidadores dos filhos desses profissionais; trabalhadores das empresas de ônibus e metrô, de supermercados, padarias e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar e também farmacêutico, postos de gasolina, instituições bancárias que paguem o Auxílio Emergencial e serviços de vigilância, portaria e zeladoria. Os profissionais dos demais serviços essenciais devem se estruturar conforme o rodízio de placas. 

Como ficam as entregas por delivery do que não é essencial?
O delivery está liberado, mas o serviço essencial tem que constar no anexo do decreto. Há a possibilidade de o funcionário não conseguir chegar até o estabelecimento comercial se não tiver a permissão quando passar em uma blitz. Já as entregas de produtos essenciais estão liberadas.

Os motoristas de aplicativo poderão circular?
Eles devem obedecer ao rodízio de placas pares e ímpares. Apenas os táxis têm autorização para rodar todos os dias por serem de mais fácil identificação devido à adesivagem.

Pesquisadores que trabalham com organismos vivos poderão ir ao laboratório?
Somente as atividades essenciais de prestação de serviço público estão autorizadas. Em caso de necessidades dessa natureza, em que há organismos vivos a serem monitorados exclusivamente em laboratório, os profissionais devem apresentar suas carteiras funcionais, assim como uma declaração dessa atividade, vinculada a uma instituição de ensino e pesquisa, caso sejam abordados. Os pontos de bloqueio estão orientados a utilizar o bom senso e analisar as necessidades urgentes dos cidadãos.

Os pontos de fiscalização serão fixos ou móveis?
Os pontos serão móveis, a depender do comportamento do fluxo de veículos e da circulação de pessoas. Policiais, bombeiros, agentes das guardas municipais realizarão rondas motorizadas e a pé, com o objetivo de dissipar aglomerações, fechar comércio não autorizado e fiscalizar o uso obrigatório da máscara.

As pessoas que quiserem passear com os seus pets poderão ser abordadas?
Sim. No período de 16 até 31 de maio, passear com cachorros e outros animais em vias públicas para fazerem necessidades está proibido no Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Os pet shops, clínicas veterinárias e locais de venda de ração estarão abertos para atendimentos, higienizações e compras de produtos.

Posso ser abordado se sair a pé?
Sim, pois haverá rondas nos bairros dos municípios que estiverem em quarentena. A recomendação é utilizar o comércio essencial mais próximo de casa e, ao sair, portar documentos de identidade e comprovante de residência. Ao ser abordado, o cidadão deverá dizer o motivo de estar na rua.

Onde é obrigatório usar máscara?
Ao sair de casa, a pessoa deve estar de máscara. A partir deste sábado, o uso é obrigatório para todos aqueles que precisarem ir à rua. Os estabelecimentos considerados essenciais devem estar atentos, pois, se forem vistos clientes sem máscara o mesmo poderá ser notificado. Os motoristas de ônibus estão instruídos a também fazerem esse controle na subida de passageiros e, em caso de resistência, podem acionar ajuda policial durante o caminho.

O empregador poderá sair para pegar e levar funcionários em casa?
Depende da atividade do funcionário. A exceção é se ele for um cuidador de idosos, de pessoas com deficiência ou de pessoas que fazem parte do grupo de risco, por exemplo.

Existem alguns remédios que só podem ser entregues na farmácia se estiverem com a assinatura do paciente, mesmo que sejam idosos. Nesses casos, haverá alguma restrição de circulação?
A pessoa que precisar ir à farmácia, se for de veículo, tem que respeitar o rodízio. Se o cidadão tiver algum problema ou precisar ir a um tratamento continuado como quimioterapia, tratamento oncológico, hemodiálise, por exemplo, está autorizado a se deslocar no seu próprio veículo ou no de parentes, independente do dia.

Leia também:
Camaragibe monta operação para quarentena rígida
Operação Quarentena terá ações sociais, sanitárias e de fiscalização
Estudo indica eficácia do isolamento social contra o novo coronavírus


Moradores de outras cidades poderão circular nos municípios afetados pelo novo decreto?
A partir do dia 16, só deve haver circulação de profissionais essenciais e para atividades consideradas essenciais. Se você mora em Paulista, mas passou por Olinda e for abordado em uma blitz sem a devida comprovação dessa atividade, pode ser aconselhado a voltar para casa. Caso haja desobediência ou desacato, a pessoa pode ter o veículo apreendido e/ou ser encaminhada a uma delegacia.

Os psicólogos que atendem em domicilio são considerados serviços essenciais?
Os profissionais da área da saúde desempenham atividades consideradas essenciais. Ele fica isento do rodízio, quando se encaminha de casa para o local de trabalho. É importante que ele porte uma carteira de identificação profissional, podendo ser uma carteira do hospital que trabalha ou uma declaração preenchida pelo empregador.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Assassinatos de albinos cresceram na pandemia, afirma especialista da ONU
Mundo

Assassinatos de albinos cresceram na pandemia, afirma especialista da ONU

Ataques e 'fake news' rebaixam Brasil em ranking de liberdade de expressão
Liberdade de expressão

Ataques e 'fake news' rebaixam Brasil em ranking de liberdade de expressão