Notícias

Todos os caminhos convergem ao livro

“A literatura tem novo papel, foi perdendo a centralidade. Outros fenômenos surgiram, tão importantes ou com mais força, e ela foi perdendo seu papel na sociedade”, diz a professora.

Tatiana NotaroTatiana Notaro - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Dia desses conversava com a ensaísta e professora de literatura brasileira da Unicamp, Maria Eugênia Boaventura, a respeito das reviravoltas estilísticas vindas do Modernismo. E ouvindo sobre o que de novo aparecia naquela década de 1920, perguntei sobre o que podemos esperar das novas produções, se é que podemos. Ela ri, diz que não tinha bola de cristal e que embora concorde com a máxima do “tudo é velho, nada é novo”, tem visto muita coisa boa literatura afora. Daí, num intervalo rápido, questionou: mas quem consumirá? Pois é. Olhe o panorama nacional e você verá muitas editoras, livrarias abarrotadas e muita gente produzindo, mas lendo? Voltando, então, ao Modernismo, que se propunha a aproximar as artes das pessoas - e essa tentativa, como vai? A mim parece que tudo converge. Embora pareça irônico, o que vejo é a produção andando em círculos: um youtuber que vira escritor e, oba, lança um livro; uma “digital influencer” que decide registrar-se em? Isso mesmo, um livro e, até fácil, despertará o interesse de uma grande editora se tiver um grande número de “views” e “likes”. Tudo meio old school.

HQ > O cartunista mineiro Ricardo Tokumoto, o Ryot, tem tiras inéditas publicadas no novo “Ryotiras - um pouco de cada”, parte da nova linha de humor da editora Draco. São 116 páginas coloridas, formato 19,6 cm x 20,6 cm, capa cartonada e custa R$ 39,90.

Quântica > A editora Revan lança “Fragmentos: Física Quântica”, compilado de e-mails trocados entre os autores, Francisco Doria e Newton da Costa, sobre matemática e física quântica. Primeira edição, com 160 páginas; R$ 34.

Marketing > O livro “O mundo mudou... justo na minha vez” de Lucas Almeida e Valdênio Gonçalves será lançado amanhã, às 19h, no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco.

Veja também

Contágios da varíola do macaco geram preocupação na Europa
Saúde

Contágios da varíola do macaco geram preocupação na Europa

Paulista realiza vacinação contra a Covid-19 em seis polos neste sábado
Saúde

Paulista realiza vacinação contra a Covid-19 em seis polos neste sábado