SAÚDE

Tomar complexo B previne dengue? Especialistas explicam

Os defensores dessa prática afirmam que a pessoa que ingere esse composto não será picado pelo mosquito Aedes aegypti, mas isso não passa de um mito

Vitamina complexo B não protege contra a dengue Vitamina complexo B não protege contra a dengue  - Foto: Freepik

O aumento nos casos de dengue no Brasil traz de volta uma dúvida antiga e frequente: tomar vitaminas do complexo B ajuda a prevenir a doença? Os defensores dessa prática afirmam que a pessoa que ingere esse composto não será picado pelo mosquito Aedes aegypti e, portanto, não há possibilidade de contrair a doença.

No entanto, especialistas são categóricos em dizer que o método não funciona.

— Não tem a menor evidência científica comprovando que complexo B protege contra a dengue — afirma o infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Unesp e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Em publicação nas redes sociais, o Ministério da Saúde afirma que embora as vitaminas do complexo B sejam importantes para o funcionamento adequado do corpo, não existe nenhuma comprovação científica que suporte a hipótese de que elas tenham efeito direto na prevenção ou tratamento da doença.

A bióloga Denise Valle, especialista em Aedes aegypti, e pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) reforça que a estratégia não funciona e alerta para os riscos.
 

— Todos esses mitos, como tomar vitaminas do complexo B, jogar borra de café nas plantas ou jogar cloro nos ralos, além de terem uma uma eficácia controversa ou parcial, têm o risco de dar uma falsa sensação de segurança e deixam as pessoas mais mais expostas.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da dengue. A única forma de prevenir a doença é evitar a picada do mosquito. Isso pode ser feito por meio do uso frequente de repelentes, da vacina, do uso de redes de proteção contra mosquitos em casa e ao evitar a multiplicação do mosquito ao não deixar água parada em casa.

Veja também

Policiais protestam nas ruas por melhores salários na Argentina
Argentina

Policiais protestam nas ruas por melhores salários na Argentina

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente
Educação ambiental

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Newsletter