RECIFE

Torre de Cristal, nos arrecifes diante do Marco Zero, entra em processo de restauração

Prefeitura do Recife fará o reparo do monumento localizado no Parque das Esculturas

Torre de CristalTorre de Cristal - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

A Torre de Cristal entrou, nesta quinta-feira (20), em processo de restauração realizado pela Prefeitura do Recife. O monumento é o primeiro da requalificação do Parque das Esculturas, nos arrecifes diante do porto da capital pernambucana e do Marco Zero da cidade.

Andaimes começaram a ser montados em volta da torre, e foi realizada a interdição parcial dos arredores, num raio de sete metros em volta da escultura.

A restrição ao monumento de mais de 30 metros de altura e de autoria de Francisco Brennand deve ser perdurar até o próximo dia 28, quando deve ser concluída a instalação dos andaimes e iniciada a obra de restauração. Os trabalhos devem durar cerca de três mses. 

Turistas foram pegos de surpresa pelos arredores da Torre de Cristal estarem parcialmente interditados. Morador de João Pessoa (PB), Luís Felipe de Oliveira, programador de software de 23 anos, chegou ao Recife com a grande expectativa de conhecer um dos principais cartões postais do Estado.

“Não estava sabendo dessa reforma; inclusive dei uma volta muito grande para chegar aqui. Fui pego de surpresa, então fiquei aqui mais do lado de fora. É bom de ver mesmo de longe, mas, com certeza, seria melhor poder ver de perto”, lamentou Luís, que se deslocou até o Parque das Esculturas.
 

 
Com o desfecho da primeira ação, o foco passará a ser as peças de cerâmica lisa do parque, depois partindo para a restauração das peças em bronze e, por fim, a revitalização das cerâmicas esculpidas.

Para a realização de todas as etapas da requalificação, serão necessários, segundo a prefeitura, cerca de um ano de obras e um investimento de R$ 5,5 milhões por parte da gestão municipal.

O processo é comandado pelo co-autor do projeto do Parque das Esculturas, Jobson Figueiredo, e acompanhado pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife. 

Veja também

Grupo Vice anuncia centenas de demissões
MUNDO

Grupo Vice anuncia centenas de demissões

Criminosos armados invadem casa e atiram em três crianças em Itamaracá; uma delas, de 9 anos, morreu
POLÍCIA

Criminosos armados invadem casa e atiram em três crianças em Itamaracá; uma delas, de 9 anos, morreu