Coronavírus

Total de mortos por Covid-19 no mundo passa de 3 milhões

Mortes pela Covid-19Mortes pela Covid-19 - Foto: Miguel Schincariol/AFP

A Covid-19 matou mais de três milhões de pessoas em todo mundo desde que foi detectado no final de 2019 e continua se propagando, apesar das restrições e das campanhas de vacinação, que avançam muito lentamente em alguns países.

Na última semana, registrou-se uma média de 12.000 óbitos diários por coronavírus no mundo todo, uma tendência que levou o total para 3.000.955 mortos reportados, de acordo com balanço da AFP, deste sábado (17), com base em fontes oficiais. Desde o início da pandemia, são mais de 139 milhões de casos de Covid-19 ao redor do mundo.

No Brasil, o segundo país mais atingido do planeta, com 368.749 falecidos, são cerca de 3.000 mortes por dia, ou seja, quase 25% do total de falecimentos anunciados diariamente em todo mundo. Este número é mais do que o dobro do registrado em meados de fevereiro.

Na sexta-feira (16), houve um recorde de casos diários no mundo, com 829.596 infecções, ainda de acordo com o balanço da AFP.

Neste dia, na Argentina, também se reportou um máximo de infecções diárias, 29.472, metade delas na área metropolitana de Buenos Aires.

A pandemia está em "um ponto crítico", alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira passada, com grandes diferenças entre países como Israel, que conseguiram contê-la graças a uma intensa campanha de vacinação, e outros, como Índia, que estão enfrentando uma escalada de mortes e contágios.

Este quadro levou ao reforço de medidas restritivas em grande parte do mundo, na tentativa de conter as transmissões.

A capital da Índia, Nova Délhi, iniciou neste sábado um confinamento de fim de semana, depois de registrar 234.000 contágios e 1.341 óbitos.

Na Índia, registra-se o triplo de casos diários que nos Estados Unidos, o país mais afetado no mundo pelo coronavírus, com 566.224 mortes. A situação aumenta a cada dia a pressão sobre os hospitais indianos.

Veja também

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão dos Guararapes
Pandemia

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de uma nova Constituição