Trabalho voluntário nas praias da RMR tem participação de turista estrangeira

Dois ônibus e uma van, com mais de 70 pessoas saíram em direção às praias por volta das 10h desta terça com alimentos, equipamentos de proteção, baldes, além de sacos plásticos

Voluntários se mobilizam na praça do Derby, na área central do Recife, em direção às prais atingidasVoluntários se mobilizam na praça do Derby, na área central do Recife, em direção às prais atingidas - Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

Voluntários que se mobilizaram através das redes sociais se reuniram, na manhã desta terça-feira (22) na Praça do Derby, área central do Recife, para irem até as praias de Itapuama e Xareú, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), retirar parte do óleo que atingiu o litoral do Nordeste. A mobilização conseguiu até a participação de turistas estrangeiros.

A belga Marion Anbergen, 26, que veio ao Recife aproveitar as praias, se uniu aos demais voluntários e disse estar frustrada em se encontrar numa situação "tão triste como essa". “Eu queria desfrutar das praias charmosas de Pernambuco, mas não posso porque estão cheias de óleo. Então decidi ajudar e creio que todo mundo pode fazer o mesmo para diminuir o impacto que o óleo está causando na natureza”, afirmou a turista, que preferiu não ser fotografada.

Dois ônibus e uma van disponibilizados por uma empresa de transporte de viagens particular com mais de 70 pessoas saíram em direção às praias por volta das 10h, levando, além dos voluntários, alimentos, equipamentos de proteção, baldes e sacos plásticos que auxiliam no trabalho de retirada do resíduo.

Leia também:
Litoral pernambucano não registra novas chegadas de óleo nesta segunda
Óleo chega a Morro de São Paulo, 3º maior destino turístico da Bahia
Marinha diz que 900 toneladas de óleo foram retiradas do Nordeste
Ministro do Meio Ambiente visita praias do litoral pernambucano


Segundo uma das mobilizadoras da ação, a estudante Thays Maria, de 22 anos, desde a última sexta-feira (18), pessoas de vários locais da Região Metropolitana estão se unindo e indo em direção às praias atingidas.

“Estamos recebendo ajuda de muitas pessoas que estão trazendo material, doando dinheiro, mas não é suficiente para a quantidade de voluntários. O óleo está, muitas vezes, grudado nos corais e, para remover, é muito complicado. Precisamos de mais ajuda”, contou. Thaís falou ainda sobre a importância da participação da população na retirada do óleo das praias atingidas. "A situação está desesperadora”, disse.

O estudante de ciências biológicas Romero Santos, 28, morador de Camaragibe, na RMR, contou que a preocupação deve se estender também nas consequências, a longo prazo, que esse material jogado no mar pode causar, não só no meio ambiente, mas na população. “Futuramente, a quantidade de produtos químicos no oceano, além de contaminar os peixes, vai contaminar os seres humanos que vão fazer a ingestão desses animais. Ainda não sabemos quais doenças esse óleo vai causar, mas ele é muito tóxico e devemos ficar atentos”, afirmou. 

Residente em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o estudante de oceanografia Davi Pinheiro, de 20 anos, contou já haver ajudado na retirada de óleo na Praia do Paiva e que pretende continuar se mobilizando.  “É como se fosse um trabalho de formiguinha, é o último passo. O ideal seria interceptar o óleo na água, fazer barreiras de contenção, entretanto, não temos isso. Não existem ações preventivas. Essa é a última forma para tentar não degradar tanto a biodiversidade marinha”, disse.

Segundo a organização da mobilização, as saídas da Praça do Derby em direção às praias devem continuar até o fim desta semana. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a ONG Xô Plastico, através das redes sociais. Outros pontos de coleta no Recife são a sede do Porto Digital (Cais do Apolo, 222), no SoftexRecife (Rua da Guia, 142) ou nas instalações do Cesar (Rua Bione, 220; Cais do Apolo, 77; Cais do Apolo, 463; Av. Rio Branco, 50). Todos os endereços são no Bairro do Recife, área central da capital.

Veja também

Jovem Talento CIEE: programa terá como foco capacitação de alunos do ensino médio
Educa Mais Brasil

Jovem Talento CIEE: programa terá como foco capacitação de alunos do ensino médio

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) em Pernambuco
TEMPO

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) em Pernambuco