Esquenta

Tradicional café da manhã prepara público para desfile do Galo da Madrugada

A mesa é composta por mais de mil pães

Café da manhã do Galo da MadrugadaCafé da manhã do Galo da Madrugada - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Para enfrentar o 45º desfile do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, os foliões precisam de reforço para percorrerem os 6,5 km do trajeto, neste sábado (10). São nove horas de folia.

O tradicional café da manhã reuniu diversas personalidades, como de costume, no Forte das Cinco Pontas, no centro do Recife. O buffet foi assinado pelo chef Luiz Rolim pelo quarto ano.

A mesa é composta por 1.200 pães, 800 mini-bolos, um bolo de noiva pernambucano de 8kg, 10kg de cuscuz paulista, cachorro quente, 17 quiches e salada de frutas.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi recebido pelos foliões, na entrada do Forte das Cinco Pontas, com carinho e aplausos. Ele prometeu que vai visitar todos os polos descentralizados do Recife. Das 3 mil apresentações durante a Folia de Momo, 98% são da terra. Ele reafirmou o compromisso de manter uma festa democrática e alegre para as pessoas.

"Esse é o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo, que já esteve, inclusive, no Guinness Book [livro dos recordes], comprovando internacionalmente. Eu adquiri o 'nevou' [no cabelo], porque, além da bricadeira, tem um sentido e é um movimento que pede respeito pela periferia, da cultura e da resiliência da nossa gente. Tudo para dizer que no Recife não cabe preconceito", salientou o gestor.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), chegou ao local esbanjando alegria, ao lado da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), e destacou que os grupos de trabalho que organizam a Folia de Momo no Estado trabalham desde setembro de 2023 para que a festa transcorra de forma tranquila.

Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)Tradicional café da manhã prepara foliões para o Galo da Madrugada 2024 (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)

"Desde a metade do ano, a gente já vem trabalhando na formação da grade do Carnaval. Já fizemos mais de mil contratos. Vale destacar que a parceria com as prefeituras têm sido fundamental para que isso possa acontecer, afinal de contas, a festa se dá no território, e ainda mais passando de geração em geração. Eu quero convidar a todos para brincar o Carnaval mais bonito que Pernambuco já viu. Nossa rede hoteleira está lotada, os bares e restaurantes estão felizes e os patrocinadores também, para investirem em Pernambuco e gerarem emprego, renda e felicidade no coração da gente", disse ela, que confirmou presença nos carnavais de outros municípios, como Bezerros, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Paudalho, entre outros.

Vestido de “garçom”, o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, falou, durante o tradicional café da manhã do bloco, no Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, neste sábado (10), sobre a homenagem deste ano, que é a Reginaldo Rossi, mas que se estende aos garçons.

Uma das músicas do eterno rei do brega destacou a profissão: “Garçom, aqui, nessa mesa de bar, você já cansou de escutar centenas de casos de amor”, dizem os versos. 

"O garçom tem uma grande missão que é servir. É exatamente isso que o Galo faz. Ele gosta de servir ao seu público, trazendo os trios, cantores, fantasias e carros alegóricos, para fazer a festa do povo, e é isso que a gente sempre fez e sempre faremos. Vamos trazer frevo, maracatu, caboclinho e um pouco de brega também para os foliões se deliciarem no desfile do Galo da Madrugada", declarou Meneses.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

O deputado federal e presidente do União Brasil, Luciano Bivar, também marcou presença no evento. Ele considerou o momento como 'um marco cultural'.

"É interessante que a gente cultive e cultue essa tradição para nós pernambucanos e para nós recifenses", declarou.

Depois de ter viralizado nas redes sociais por aprender a falar português com sotaque nordestino, o japonês Ryu Uchihara participou pela primeira vez do café da manhã. Ele também aderiu a moda de 'nevar' o cabelo, pintando-os de branco, assim como fez o prefeito do Recife, João Campos.

"É tudo uma loucura agora! Eu não imaginava que ia 'nevar' o cabelo e sentir frio aqui no Recife. Eu vim aqui para passar o maior Carnaval em linha reta do mundo. Eu vou continuar aqui no Recife", afirmou ele, que manifestou interesse de residir na capital pernambucana.

Veja também

Advogado de 77 anos mata eletricista no bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife
Homicídio

Advogado de 77 anos mata eletricista no bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife

'Quem vai me chamar de mãe agora?', diz palestina que perdeu bebês gêmeos em bombardeio em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

'Quem vai me chamar de mãe agora?', diz palestina que perdeu bebês gêmeos em bombardeio em Gaza