Transformando nosso mundo

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Renato Raposo, e-mail ods.folha@gmail.comRenato Raposo, e-mail [email protected] - Foto: Gil Vicente Maia

Quero começar por agradecer as muitas mensagens de congratulações e sucesso que recebi desde que foi anunciada pela Folha esta nova coluna. A todos os velhos amigos e novos leitores, o meu muito obrigado. Espero corresponder à expectativa de todos vocês.

Em seguida, eu gostaria de contar um pouco sobre o que será este blog/coluna: um espaço para divulgação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o que vem sendo feito por empresas, governos locais, nacionais e organismos multilaterais para sua implementação. Sugestões de pauta serão sempre muito bem-vindas.

A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é uma conquista da Humanidade. No seu discurso na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o então secretário-geral Ban Ki-moon afirmou que aquela assembleia estava sendo aberta com uma “realização grandiosa: a adoção da Agenda 2030, incluindo 17 inspiradores Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

É um discurso lindo, emocionante, que pode ser lido na íntegra clicando-se aqui e cujo vídeo posto abaixo para vocês.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As sementes dos ODS foram plantadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. No seu documento final, denominado "O Futuro que Queremos", os representantes dos 188 Estados-Membros presentes à Conferência reconheceram a importância dos Objetivos do Milênio (cujo prazo de implementação era 31/12/2015) e estabeleceram a formulação de metas de desenvolvimento sustentável coerentes e integradas na Agenda de Desenvolvimento das Nações Unidas para além de 2015.

Três anos de muitas negociações depois, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável eram lançados. 

ODS

Foto: ODS
Créditos: Ministério das Relações Exteriores 

Essa é uma agenda para, juntos, transformarmos nosso mundo. Nos próximos posts vamos começar a ver como.

* Renato Raposo escreve semanalmente para o Portal FolhaPE. Ele é consultor de comunicação e atua com foco em transparência e responsabilidade social corporativa, tendo realizado projetos para organizações como Alfasol, Anbima, Bradesco, Cofra, Eletrobras, Grupo Libra, Odebrecht Panamá, SOS Mata Atlântica e União da Indústria de Cana‐de‐Açúcar, entre outras. Como executivo, ocupou posições de liderança na comunicação corporativa do Instituto Ethos, da Natura Cosmético e do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). Atualmente, é aluno do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade com ênfase em Sustentabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). É membro do Programa de Empreendedores Cívicos da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS); da Gold Community da Global Reporting Initiative (GRI); e da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (IIRC).

** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas. 

Veja também

Caruaru começa campanha de vacinação contra a Covid-19
Vacina em Pernambuco

Caruaru começa campanha de vacinação contra a Covid-19

Caminhão mata 15 pessoas que dormiam em estrada na Índia
Tragédia

Caminhão mata 15 pessoas que dormiam em estrada na Índia