Transposição do “velho Chico” é fato consumado

A conclusão da Adutora do Agreste é mais importante para Pernambuco do que qualquer refinaria de petróleo

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

De passagem por Custódia na última quarta-feira, o ministro Hélder Barbalho garantiu que o Eixo Leste da transposição do São Francisco está com 96% de suas obras concluídas, devendo a água transportada chegar a Monteiro (PB) no dia 6 de março próximo. De lá ela seguirá pelo rio Paraíba até o açude de Boqueirão, em Campina Grande, que atravessa uma fase de pré-colapso. Para 12 milhões de nordestinos que ainda sofrem com os efeitos da seca, a conclusão dessa obra é o melhor presente que poderiam receber do governo federal. Hoje a obra não é mais contestada como foi no passado, e já entrou na relação do “fato consumado”. Pode até ser que após sua conclusão surja a necessidade de se fazer ajustes técnicos nos dois Eixos, mas isso é o de menos. O importante é que a água do “velho Chico” vai abastecer 69 localidades do agreste pernambucano, presente mais importante para o Estado do que qualquer refinaria de petróleo.

Jogo de cintura do superintendente

Indicado pelo PTB, o ex-prefeito de Sanharó, Geovane Freitas, assumiu a Superintendência do Trabalho em Pernambuco sob desconfiança de servidores, empregados e patrões. Com o tempo, porém, desfez a imagem negativa que tinha. Com auxílio dos mediadores da Casa já patrocinou diversos acordos entre sindicatos operários e patronais. O último foi entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a diretoria da Moura (Belo Jardim).

Obras - O ministro Dyogo Oliveira (Planejamento) anunciou ontem a retomada de 462 obras federais inacabadas. O custo é relativamente baixo: menos de R$ 1 bilhão. Não se sabe ainda se está na lista a duplicação da BR-104 entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar (Taquaritinga), paralisada há mais de 1 ano.

Rodovia – Pra não dizer que não tem mais qualquer responsabilidade com a manutenção da BR-232 entre o Recife e Caruaru, o DER continua executando serviços de capinação, limpeza, roço e tapa-buraco.

Academia – Filho de um coronel da PM, o publicitário Osvaldo Matos ainda lamenta o fechamento da Academia de Polícia de Paudalho, que formava oficiais, segundo ele, para 18 estados do Brasil.

A conta - Embora, por ser evangélico, nunca tenha participado dos festejos de momo, o prefeito Lupércio (SD) promete fazer em Olinda o “maior carnaval do mundo”. Mas ainda não sabe quanto vai custar.

Tribunal – É remota a chance de a pernambucana Silvana Barreto ser nomeada por Michel Temer para o TRF da 5ª Região (sede no Recife). É que ela disputa a vaga com os também advogados Leonardo Carvalho (CE) e Luciano Guimarães (AL), o 1º com apoio de Eunício Oliveira e o 2º de Renan Calheiros.

Cobrança – A nova diretoria da Amupe pediu a Paulo Câmara que libere urgentemente para as prefeituras os recursos do FEM que estão atrasados. O governo não tem o dinheiro, mas faz de conta que tem. E em vez de dizer logo aos prefeitos que não pode mais bancar esse programa, fica protelando a sua extinção.

Tucanos - Com a saída Serra do Ministério das Relações Exteriores, o PSDB permanece com apenas dois nomes no governo Temer: Bruno Araújo (Cidades) e Antonio Imbassahy (Secretaria Geral da Presidência da República). Tinha também Alexandre de Moraes, que se desligou do partido para ser ministro do STF (posse será em 22/03). Temer deve conversar com FHC, que também já foi chanceler, antes de escolher o substituto de Serra.

Veja também

Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios
Saúde

Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios

Eficácia da vacina anticovid da Moderna cai ligeiramente para 90% em teste nos EUA
Coronavírus

Eficácia da vacina anticovid da Moderna cai ligeiramente para 90% em teste nos EUA