Notícias

Transposição do “velho Chico” é fato consumado

A conclusão da Adutora do Agreste é mais importante para Pernambuco do que qualquer refinaria de petróleo

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

De passagem por Custódia na última quarta-feira, o ministro Hélder Barbalho garantiu que o Eixo Leste da transposição do São Francisco está com 96% de suas obras concluídas, devendo a água transportada chegar a Monteiro (PB) no dia 6 de março próximo. De lá ela seguirá pelo rio Paraíba até o açude de Boqueirão, em Campina Grande, que atravessa uma fase de pré-colapso. Para 12 milhões de nordestinos que ainda sofrem com os efeitos da seca, a conclusão dessa obra é o melhor presente que poderiam receber do governo federal. Hoje a obra não é mais contestada como foi no passado, e já entrou na relação do “fato consumado”. Pode até ser que após sua conclusão surja a necessidade de se fazer ajustes técnicos nos dois Eixos, mas isso é o de menos. O importante é que a água do “velho Chico” vai abastecer 69 localidades do agreste pernambucano, presente mais importante para o Estado do que qualquer refinaria de petróleo.

Jogo de cintura do superintendente

Indicado pelo PTB, o ex-prefeito de Sanharó, Geovane Freitas, assumiu a Superintendência do Trabalho em Pernambuco sob desconfiança de servidores, empregados e patrões. Com o tempo, porém, desfez a imagem negativa que tinha. Com auxílio dos mediadores da Casa já patrocinou diversos acordos entre sindicatos operários e patronais. O último foi entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a diretoria da Moura (Belo Jardim).

Obras - O ministro Dyogo Oliveira (Planejamento) anunciou ontem a retomada de 462 obras federais inacabadas. O custo é relativamente baixo: menos de R$ 1 bilhão. Não se sabe ainda se está na lista a duplicação da BR-104 entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar (Taquaritinga), paralisada há mais de 1 ano.

Rodovia – Pra não dizer que não tem mais qualquer responsabilidade com a manutenção da BR-232 entre o Recife e Caruaru, o DER continua executando serviços de capinação, limpeza, roço e tapa-buraco.

Academia – Filho de um coronel da PM, o publicitário Osvaldo Matos ainda lamenta o fechamento da Academia de Polícia de Paudalho, que formava oficiais, segundo ele, para 18 estados do Brasil.

A conta - Embora, por ser evangélico, nunca tenha participado dos festejos de momo, o prefeito Lupércio (SD) promete fazer em Olinda o “maior carnaval do mundo”. Mas ainda não sabe quanto vai custar.

Tribunal – É remota a chance de a pernambucana Silvana Barreto ser nomeada por Michel Temer para o TRF da 5ª Região (sede no Recife). É que ela disputa a vaga com os também advogados Leonardo Carvalho (CE) e Luciano Guimarães (AL), o 1º com apoio de Eunício Oliveira e o 2º de Renan Calheiros.

Cobrança – A nova diretoria da Amupe pediu a Paulo Câmara que libere urgentemente para as prefeituras os recursos do FEM que estão atrasados. O governo não tem o dinheiro, mas faz de conta que tem. E em vez de dizer logo aos prefeitos que não pode mais bancar esse programa, fica protelando a sua extinção.

Tucanos - Com a saída Serra do Ministério das Relações Exteriores, o PSDB permanece com apenas dois nomes no governo Temer: Bruno Araújo (Cidades) e Antonio Imbassahy (Secretaria Geral da Presidência da República). Tinha também Alexandre de Moraes, que se desligou do partido para ser ministro do STF (posse será em 22/03). Temer deve conversar com FHC, que também já foi chanceler, antes de escolher o substituto de Serra.

Veja também

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'
Estados Unidos

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU
Repressão a uigures

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU