Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CONFLITO

Mediadores tentam superar 'diferenças restantes' em busca de trégua em Gaza

Hamas e Israel estão em tratativas por cessar-fogo

Mediadores tentam superar 'diferenças restantes' em busca de trégua em GazaMediadores tentam superar 'diferenças restantes' em busca de trégua em Gaza - Foto: Eyad Baba / AFP

Os mediadores envolvidos na busca por um cessar-fogo em Gaza tentam superar as diferenças entre as delegações israelense e do Hamas após uma semana de negociações indiretas no Catar, disse uma autoridade à AFP nesta segunda-feira (14).

"Os mediadores trabalham ativamente para explorar mecanismos inovadores que ajudem a superar as diferenças restantes e manter o ritmo das negociações", disse a autoridade, que pediu anonimato.

As negociações em andamento em Doha concentram-se, entre outras questões, nos "planos propostos para a redistribuição das forças israelenses em Gaza", segundo esta autoridade.

No sábado, duas fontes palestinas disseram à AFP que as negociações indiretas foram prejudicadas pela proposta de Israel de manter tropas no território palestino sitiado, devastado por mais de 21 meses de guerra.

O chefe dos serviços de inteligência egípcios, Hassan Mahmoud Rachad, está em Doha para participar das negociações e se encontrou com o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, para discutir "maneiras de coordenar os esforços dos mediadores para avançar no processo de negociação", disse uma autoridade informada sobre a visita.

A guerra eclodiu em 7 de outubro de 2023, quando militantes islamistas atacaram o sul de Israel, matando 1.219 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

Pelo menos 58.386 palestinos, a maioria civis, foram mortos na campanha de retaliação israelense em Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas, considerados confiáveis pela ONU.

 

Veja também

Newsletter