Trem quebrado paralisa Linha Sul do Metrô nesta quinta; operação voltou ao normal às 10h20

Equipe de manutenção foi acionada e realizou o isolamento do trem; Linha Sul voltou a operar por volta das 10h20

Paralisação na Linha Sul do MetrôParalisação na Linha Sul do Metrô - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Os passageiros que utilizaram a Linha Sul do Metrô enfrentaram problemas no começo da manhã desta quinta-feira (22). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um trem quebrou próximo à Estação Shopping por conta de uma falha elétrica, por volta das 6h16, e paralisou a linha. Nos terminais integrados, o Grande Recife Consórcio montou uma operação especial a fim de minimizar os transtornos. A Linha Sul voltou a operar por volta das 10h20.

Para os usuários, a alternativa foi pegar os ônibus que foram disponibilizados nos terminais integrados. No TI Tancredo Neves, receberam reforço as linhas 023 - TI Aeroporto / Tancredo Neves; 024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem) e TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista). A linha 140 - TI Cajueiro Seco/Shopping Recife, também recebeu reforço e passa a entrar no TI Aeroporto, atendendo os passageiros com destino à Boa Viagem.

Leia também:
Ação de combate à violência contra a mulher é realizada no metrô
Cerca de 200 pessoas pulam catracas e invadem Estação Central do Recife; veja vídeo

Também foi feita uma alteração no itinerário da linha 185 - TI Cabo, que opera com 26 ônibus e passa a entrar no Terminal de Cajueiro Seco, atendendo os passageiros que vão para o centro.

Manutenção
Uma equipe de manutenção foi acionada e realiza o isolamento do trem na rede aérea para retirar o trem de circulação. Não há previsão para a volta da operação da linha. Ainda de acordo com a CBTU, a Linha Centro e o VLT funciona normalmente.

De acordo com André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife Consórcio, o reforço está garantido até a normalização da linha Sul do metrô. Melibeu ainda orientou os passageiros a não utilizarem os terminais integrados enquanto o problema não for resolvido. “Aos que precisam usar os Terminais, pedimos paciência, pois a demanda é maior e algumas linhas podem passar em intervalos maiores”.

Os usuários que passaram pelo TI Tancredo Neves nesta manhã tiveram que enfrentar filas grandes e ônibus superlotados. Bruno Rafael, 30, usa a linha Sul diariamente para ir ao trabalho e reclamou do descaso com os passageiros. “Vou levar uma chamada no trabalho, talvez até perca meu emprego por conta desses atrasos”, disse Bruno, que lembrou de outros problemas recentes no metrô.

Já Viviane Martins, que teve que recorrer à linha 023 - TI Aeroporto / Tancredo Neves. Segundo a cozinheira, os problemas no transporte público são recorrentes. “A demanda aqui no terminal [Tancredo Neves] já é muito grande pra poucos veículos, aí o metrô pra de funcionar e a situação se complica ainda mais”, afirmou.

Paralisação na Linha Sul do Metrô aumenta demanda no TI Tancredo Neves

Paralisação na Linha Sul do Metrô aumenta demanda no TI Tancredo Neves - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


 

Veja também

Estudos feitos no Nordeste analisam resposta imune à Covid-19
Coronavírus

Estudos feitos no Nordeste analisam resposta imune à Covid-19

MPPE contesta soltura de policial penal envolvido em briga com major
Justiça

MPPE contesta soltura de policial penal envolvido em briga com major