A-A+

Três pessoas morrem na região metropolitana de BH por causa das chuvas

Os três óbitos confirmados são de uma mulher e de duas crianças, uma de seis anos e um bebê de cerca de seis meses

Chuvas em Minas GeraisChuvas em Minas Gerais - Foto: Reprodução/Twitter

Três pessoas morreram e uma está desaparecida após deslizamento de uma barreira nesta sexta-feira (24) no município de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, causado pelas fortes chuvas. Os três óbitos confirmados pelo Corpo de Bombeiros são de uma mulher e de duas crianças, uma de seis anos e um bebê de cerca de seis meses.O deslizamento atingiu duas casas na rua

Água de Minas, no bairro de Vila Ideal. As informações oficiais ainda estão desencontradas. Inicialmente, a Polícia Civil havia informado que havia outros quatro desaparecidos.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil de Minas Gerais e da Polícia Civil estão no local para tentar resgatar um adulto que ainda estaria debaixo de escombros. Torres de iluminação foram levadas ao local para auxiliar nas buscas durante a noite.

Leia também:
Temporal em Minas Gerais deixa ao menos dois mortos 
Polícia investiga 29 casos de síndrome nefroneural em Minas Gerais


Até o momento, 16 cidades mineiras registraram ocorrências por causa das chuvas no estado. Segundo a Defesa Civil estadual, 1.940 pessoas estão desalojadas, 403 desabrigadas e uma pessoa foi ferida na cidade de Abre Campo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice pluviométrico registrado entre 9h desta quinta-feira (23) e 9h desta sexta-feira (24) chegou a 178,8 mm. É o maior registro na história da capital mineira em um século de medições.

Belo Horizonte e a região metropolitana da capital registraram acumulado entre 240 mm e 250 mm de chuva em janeiro, segundo o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam). A previsão é que entre as 19h desta sexta e as 7h de sábado chova aproximadamente outros 100 mm. "Essa chuva é diferente pelo fato de vir acompanhada de raios e rajada de vento. O que ocorreu nas últimas 48 horas foi uma chuva contínua, intercalada com outra menos forte e sem tempestade", avalia o metereologista do Igam, Guilherme Schild.

O ex-presidente Lula cancelou participação que faria na noite desta sexta-feira (24) em seminário internacional do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

Conforme a assessoria de imprensa do petista, a equipe de segurança desaconselhou o deslocamento dele entre Belo Horizonte e Betim devido a riscos de quedas de barreira no trajeto entre as duas cidades.

O temporal que atinge a região Sudeste varreu parte da região sul do Espírito Santo na noite da última sexta (17), deixando sete pessoas mortas, uma desaparecida e mais de 3.000 sem casas.

Veja também

Educadores do Detran-PE dão dicas de segurança a motociclistas em Camaragibe
Semana Nacional de Trânsito

Educadores do Detran-PE dão dicas de segurança a motociclistas em Camaragibe

Projeto cria programa de monitoria em Pernambuco com bolsas de até R$ 800
Educação

Projeto cria programa de monitoria em Pernambuco com bolsas de até R$ 800