Trump diz que crise do coronavírus é 'pior que Pearl Harbor' e 11 de Setembro

'Passamos pelo pior ataque que já tivemos em nosso país. Este é realmente o pior ataque que já tivemos', disse a repórteres na Casa Branca

Donald Trump, presidente dos EUADonald Trump, presidente dos EUA - Foto: MANDEL NGAN / AFP

O presidente americano Donald Trump disse nesta quarta-feira (6) que as consequências da nova pandemia de coronavírus atingiram os Estados Unidos com mais força do que o ataque a Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial ou os atentados de 11 de Setembro.

"Passamos pelo pior ataque que já tivemos em nosso país. Este é realmente o pior ataque que já tivemos", disse a repórteres na Casa Branca. "Isso é pior que Pearl Harbor. Isso é pior que o World Trade Center", disse.

O bombardeio japonês surpresa em 1941 à base naval de Pearl Harbor no Havaí levou os Estados Unidos à Segunda Guerra Mundial.

Leia também:
Trump diz que força-tarefa contra coronavírus terá foco na reabertura do país
Trump nega envolvimento dos EUA em 'complô' na Venezuela


Os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 mataram cerca de 3.000 pessoas, a maioria no World Trade Center, em Nova York, envolvendo o país em duas décadas de conflitos e operações antiterroristas no Iraque, no Afeganistão e em outros países.

Os Estados Unidos ultrapassaram a marca de 70.000 mortes relacionadas ao coronavírus e podem chegar a 100.000 antes do início de junho, de acordo com vários modelos epidemiológicos.

Trump também disse que abandonou a ideia de eliminar o comitê de crise do coronavírus, criado para organizar a resposta federal à pandemia.

"Eu não sabia o quão popular era esse grupo de trabalho", afirmou, acrescentando que "duas ou três" pessoas poderiam se juntar a ele. "É muito apreciado pelo público", insistiu.

Na terça-feira, o vice-presidente Mike Pence disse que a força-tarefa seria desfeita nas próximas semanas para retornar às operações tradicionais.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Confira um 'Verdade x Mentira' sobre cuidados contra a Covid-19
Pandemia

Confira um 'Verdade x Mentira' sobre cuidados contra a Covid-19

Tribunal mantém adiamento do Enem no Amazonas
Enem 2020

Tribunal mantém adiamento do Enem no Amazonas