Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
acordo

Trump diz que está "muito perto" de um acordo sobre minerais com a Ucrânia

Presidente americano disse a informação ao receber Emmanuel Macron na Casa Branca

Trump e Macron demonstraram intimidade durante encontro dos líderes em WashingtonTrump e Macron demonstraram intimidade durante encontro dos líderes em Washington - Foto: Ludovic Marin / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que um acordo com a Ucrânia sobre seus minerais está "muito perto" de ser alcançado, ao receber seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na Casa Branca.

O governo ucraniano disse anteriormente que as negociações sobre o acordo, que daria a Washington acesso aos minerais ucranianos em troca de proteção, estavam na fase "final".

Já o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que um acordo sobre os minerais ucranianos pode ajudar a garantir a soberania da Ucrânia.

"Avançamos em passos significativos em nosso encontro. Conversamos sobre desejo de paz duradoura", afirmou Macron, em entrevista coletiva ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o recebeu nesta segunda-feira, 24, na Casa Branca após o republicano abrir espaço em sua agenda para o encontro.

Reiterando que compartilha do desejo de paz duradoura, Macron ressalvou que a paz não pode significar a rendição da Ucrânia. "Ninguém quer viver em um mundo em que os fortes podem violar fronteiras".

"Precisamos garantir paz para a Ucrânia e toda a região", afirmou, Macron. "Europa está comprometida com a paz duradoura. Europeus estão dispostos a fazer mais e ir mais longe", completou.

Veja também

Newsletter