Teatro

Ubu Rei ou A Revolta dos Coadjuvantes estreia temporada

Peça cheia de humor e surrealismo, cuja dramaturgia é uma adaptação da obra de Alfred JarryPeça cheia de humor e surrealismo, cuja dramaturgia é uma adaptação da obra de Alfred Jarry - Foto: Divulgação

O Teatro Bissexto apresenta uma peça cheia de humor e surrealismo, cuja dramaturgia é uma adaptação da obra de Alfred Jarry, Ubu Rei, de 1896, e traz como personagem principal o Pai Ubu, um covarde egóico que, influenciado por sua mulher preguiçosa e despótica, tenta usurpar o reino de Alíquota assassinando seu monarca. A discussão dos sistemas de poderes e suas engrenagens norteia Ubu Rei ou A Revolta dos Coadjuvantes, porém com um viés mais sarcástico e iconoclasta. 

A montagem estreou em 2018, como um trabalho de conclusão do Curso de Interpretação para Teatro do SESC (Santo Amaro), e se apresentou em alguns festivais de teatro locais. Foi contemplado com o Edital de Incentivo a Cultura do Estado de Pernambuco – Funcultura, 2018/2019, e cumpriria temporada em espaços físicos da cidade do Recife (teatros e centros culturais) no ano seguinte. Mas, com a pandemia de covid-19, o espetáculo precisou ser transposto para o ambiente virtual e, agora, estreia na plataforma virtual Zoom e Youtube, com uma nova configuração e possibilidades de relação com o público, sob a direção de Carlos Lima e produção de Camila Mendes.

Sua linguagem, com base na pesquisa sobre o bufão, propõe uma relação constante com a platéia, em que o estado de jogo é o principal motor na condução da narrativa. As atrizes e atores se colocam em cena como bufões parodiando todos os personagens e situações, não só presentes no texto do autor francês, mas também em nossa realidade de isolamento, virtualidade, crise sanitária e política. O universo da bufonaria, como proposto no espetáculo, surge de uma pesquisa com base nos trabalhos de Jacques Lecoq, Phillipe Gaulier e Cláudia Muller Sachs. É de Gaullier a ideia de que o “mundo bufão” seria hoje um “excelente ponto de partida para quem deseja falar do mundo, da política, entre outros temas por vezes considerados ‘indiscutíveis’ e ‘intocáveis’”. 

Num momento em que o mundo precisa urgente falar sobre assuntos ‘indiscutíveis’, o espetáculo Ubu Rei ou A Revolta dos Coadjuvantes convida o espectador a refletir sobre os absurdos de uma sociedade movida pelo egoísmo, a ganância, a covardia e a estupidez. 

FICHA TÉCNICA
Texto: Alfred Jarry
Direção: Carlos Lima
Produção e Produção Executiva: Camila Mendes
Assistente de Produção: Bárbara Souza
Figurino e Bonecos: Fábio Caio - Mão Molenga
Técnicos de Som e Luz: Coletivo Despudorado
Foto/Vídeo: Juliabe Balbino
Designer/Comunicação Visual: Aurora Jamelo
Assessoria de Imprensa: Coletivo Enlace
Atrizes e Atores: Amanda Pegado, André Alencar, Bárbara Souza, Brunna Martins, Camila Mendes, Fernando Rybka, José Miranda Neto, Luiz Diego Garcia, Marília Linhares e Marina Fenicio.

SERVIÇO:
UBU REI OU A REVOLTA DOS COADJUVANTES
Espetáculo Virtual via Zoom ou Youtube.
Datas: 15, 16, 17, 22, 23*, 24*, 29, 30 e 31 de outubro.
Horário: 20h.                                                                                                                                                           Ingressos: R$ 10,00 (meia), R$ 20,00 (inteira)                                                                                                                                                       Ingressos pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnnEK7CIyxA4z4ONQoIA7ZFmTBmeFwaR1zb5Gh1XW8Xl9B9g/viewform 
Mais informações no Instagram do grupo: @teatrobissexto.
*sessões com acessibilidade

Newsletter