guerra na ucrânia

Ucrânia afirma que recuperou 14 km2 de território em uma semana

Exército recuperou as duas principais cidades do sul da Ucrânia atualmente sob controle russo

Tropas de Moscou tentam controlar a cidade de Bakhmut há vários mesesTropas de Moscou tentam controlar a cidade de Bakhmut há vários meses - Foto: Aris Messinis/AFP

O exército ucraniano recuperou 14 milhas quadradas no leste e sul do país na semana passada, como parte da contraofensiva diante das forças russas, afirmou nesta segunda-feira (10) um de seus porta-vozes, Andrii Kovaliov.

"Na semana passada foram liberados mais de 10 milhas quadradas de terras ucranianas no sul", declarou o porta-voz. Ele informou ainda que mais quatro milhas quadradas foram "liberados na área de Bakhmut", no leste.

Com os números, a superfície recuperada pela Ucrânia desde o início da contraofensiva, no início de junho, atinge 193 km2.

Kovaliov destacou que o exército recuperou "169 km2 nas áreas de Melitopol e de Berdiansk", as duas principais cidades do sul da Ucrânia atualmente sob controle russo, e 24 km2 na área de Bakhmut, uma cidade capturada por Moscou após uma longa e violenta batalha de vários meses.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, admitiu recentemente que a contraofensiva avança de maneira lenta diante de tropas russas entrincheiradas atrás de linhas de defesa fortificadas.

Veja também

Fiocruz critica PL do Aborto: "Retrocesso e ameaça à saúde de mulheres e meninas"
POSICIONAMENTO

Fiocruz critica PL do Aborto: "Retrocesso e ameaça à saúde de mulheres e meninas"

Exército de Israel diz que Hamas não pode ser destruído e expõe divergências com Netanyahu
GUERRA

Exército de Israel diz que Hamas não pode ser destruído e expõe divergências com Netanyahu

Newsletter