Ucrânia recebeu caças para fortalecer força aérea, diz Pentágono
Anúncio foi feito pelo porta-voz do Pentágono, John Kirby, nesta terça-feira (19)
A Ucrânia recebeu caças e peças de reposição para reforçar sua aviação, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, nesta terça-feira (19), sem especificar quantos, que tipo de aeronave e sua origem.
"Hoje eles têm mais caças à sua disposição do que há duas semanas", disse o porta-voz a repórteres.
"Sem entrar em detalhes sobre o que outros países enviaram, eu diria que (os ucranianos) receberam aeronaves adicionais e peças de reposição para aumentar sua frota", completou.
Leia também
• Cerca de 20 mil mercenários estão lutando na Ucrânia, diz funcionário europeu
• Kiev anuncia nova troca de prisioneiros entre Ucrânia e Rússia
• Guerra na Ucrânia faz FMI reduzir previsão para crescimento
Kirby não detalhou o tipo de avião fornecido ao exército ucraniano, que pede o envio de caças há semanas, mas deu a entender que são de fabricação russa.
O porta-voz do Pentágono explicou que os Estados Unidos, que não querem parecer um país beligerante nesta guerra, facilitaram o envio de peças de reposição ao território ucraniano, mas não aviões.
Kiev pedia aos aliados ocidentais os caças Mig-29 que seus soldados sabem pilotar e que um punhado de países do Leste Europeu possuem.
No início de março, foi discutida a possível transferência desses aviões russos da Polônia, mas os Estados Unidos se opuseram por medo de que a Rússia pudesse considerar um envolvimento direto demais da Otan no esforço de guerra.