UE é questionada sobre repasses a empresas de Elon Musk
Entre as empresas, o legislador citou SpaceX, Tesla, X (antigo Twitter), Neuralink, The Boring Company e xAI, além de "qualquer outra entidade relevante ligada" ao empresário
A Comissão Europeia, braço executivo da UE, recebeu nesta quarta-feira (5) um pedido para informar sobre possíveis fundos repassados às empresas do bilionário Elon Musk.
O processo foi movido pelo deputado alemão Daniel Freund, dos Verdes, que exigiu uma "lista detalhada dos fundos da UE alocados a empresas pertencentes ou controladas" por Musk nos últimos cinco anos.
Leia também
• STJ volta a ser alvo de ataques cibernéticos e portal fica instável
• Fifa confirma que final da Copa do Mundo de 2026 terá show no intervalo
• Governo sul-africano acusa Israel de 'utilizar a fome como arma de guerra' em Gaza
Entre as empresas, o legislador citou SpaceX, Tesla, X (antigo Twitter), Neuralink, The Boring Company e xAI, além de "qualquer outra entidade relevante ligada" a Musk.
A solicitação refere-se a garantias, pagamentos ou subsídios "e quaisquer outros pagamentos (...) incluindo fundos aplicados à publicidade em plataformas de rede social".
Freund solicitou a "especificação do valor, da finalidade, do tipo de financiamento e dos programas relevantes da UE para os quais os fundos foram alocados".
O deputado disse à AFP, nesta quarta-feira, que os apoiadores do presidente Donald Trump, "incluindo Musk, têm o objetivo claro de enfraquecer ou até mesmo destruir a UE".
"Para mim está claro que a UE não deve dar milhões a pessoas que querem destruí-la", disse ele.

