GUERRA NA UCRÂNIA

UE propõe mais 500 milhões de euros de ajuda militar à Ucrânia

Investimento vem do Fundo Europeu de Apoio à Paz

 Militares ucranianos caminham em direção à última ponte na estrada que liga Stoyanka a Kiev, em 6 de março de 2022 Militares ucranianos caminham em direção à última ponte na estrada que liga Stoyanka a Kiev, em 6 de março de 2022 - Foto: Aris Messinis / AFP

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, disse nesta sexta-feira (11) que propôs aos líderes do bloco, reunidos em uma cúpula na França, a aprovação de uma ajuda adicional de 500 milhões de euros (US$ 548 milhões) em ajuda militar à Ucrânia

Borrell disse que apresentou "uma proposta para dobrar a (atual) contribuição com 500 milhões (euros) adicionais em apoio aos militares ucranianos" e expressou sua confiança em que os líderes do bloco "apoiarão" o pedido.

Segundo Borrell, esse volume sairia do Fundo Europeu de Apoio à Paz, um instrumento financeiro dotado de cerca de 5 bilhões de euros aportados pelos Estados-membros do bloco, que não faz parte do orçamento comum. 

O uso destes recursos exige a aprovação por unanimidade dos países da UE. Os países do bloco têm a possibilidade de se abster, a fim de evitar o bloqueio da ajuda às forças ucranianas.

Os recursos são usados para reembolsar os países da UE pela ajuda militar dada à Ucrânia por Estados que usam suas próprias reservas de material. 

O governo ucraniano apresentou à UE pedidos muito detalhados de necessidades de material bélico para enfrentar a ofensiva russa. 

A UE já havia aprovado o uso de 500 milhões de euros para compra e entrega de material letal e equipamentos médicos para a Ucrânia. As remessas serão coordenadas pela Polônia, país da UE que faz fronteira com a Ucrânia.

Veja também

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas
Faixa de Gaza

Chefe de direitos humanos da ONU diz estar "horrorizado" após 300 corpos serem encontrados em valas

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Newsletter