UE: regras de segurança alimentar estão fora de negociações comerciais com EUA, diz porta-voz
O comissário de Comércio da União Europeia, o secretário de Comércio dos EUA e o representante comercial se reuniram para discutir sobre acordo tarifário
O porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, afirmou que a principal autoridade da União Europeia (UE) está pressionando negociações para apaziguar a guerra comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas que algumas regras do bloco europeu não estão em debate.
"Os padrões da UE, particularmente no que se refere à saúde e segurança alimentar, são sacrossantos", disse após o comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, viajar para Washington para encontro com o representante comercial americano, Jamieson Greer, e o secretário de Comércio, Howard Lutnick.
Leia também
• Maldivas proíbe entrada de turistas israelenses em protesto por guerra em Gaza
• Coreia do Sul aumenta ajuda à indústria local de semicondutores para compensar tarifas de Trump
Na reunião, as autoridades discutiram a proposta da UE para que ambos os lados eliminem tarifas sobre bens industriais - o chamado acordo tarifário zero por zero - e sobre cadeias de suprimentos para semicondutores e produtos farmacêuticos.
"Deixamos bem claro que queremos encontrar o melhor acordo possível, um acordo zero por zero. Isso abriria enormes oportunidades para as montadoras de ambos os lados do Atlântico, então vamos fechar esse acordo", acrescentou.