Educação

UFPE divulga data para retorno do semestre letivo 2020.1, que será de forma híbrida

Campus Recife da UFPECampus Recife da UFPE - Foto: Divulgação/UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco irá retomar o semestre letivo 2020.1 para a graduação, pausado em março por conta da pandemia da Covid-19. O retorno será feito de forma híbrida, com aulas da forma presencial e online, a partir do dia 25 de janeiro de 2021. Durante o ano de 2021, os estudantes farão três semestres da graduação.

O processo para a decisão pela data de retorno das atividades foi feito com participação dos conselhos de estudantes e servidores. A resolução para o retorno foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (27), por meio de videoconferência.

Com o novo calendário, o semestre 2020.2 foi definido para iniciar no dia 24 de maio de 2021. O último semestre de 2021 será também o primeiro referente ao ano próximo ano. O semestre 2021.1 será iniciado no dia 20 de setembro de 2021. Os três semestres seguirão o formato híbrido. “Hoje é a culminância de um trabalho coletivo, dialógico com toda a comunidade. Então, penso que este é o espaço adequado para traçarmos as discussões finais e tomarmos uma decisão do que é melhor para a UFPE”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva.

A oferta de disciplinas irá ocorrer de forma híbrida, podendo ser no formato exclusivamente remota, remota e presencial ou presencial. As condições de biossegurança deverão ser preservadas para a oferta de componentes curriculares presenciais. 

Em casos de disciplinas presenciais, o estudante que se enquadra no grupo de risco para a Covid-19 deve ter garantida a realização das atividades de forma remota (síncrona ou assíncrona), devendo o estudante enviar a comprovação à coordenação de curso em cópia ao docente, via e-mail.

As cerimônias de Colação de Grau e defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverão ocorrer de forma remota. Excepcionalmente, poderá ser autorizada pelas direções de centros a realização dessas atividades de forma presencial, sendo observados os critérios de biossegurança estabelecidos pela UFPE. 

Veja também

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro
Saúde

Municípios dão início à etapa de vacinação contra Covid-19 para idosos. Saiba como fazer cadastro

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada
Governo Federal

Bolsonaro participa de celebração nacional da Índia na embaixada