Notícias

UFPE inicia nesta quarta o processo de escolha para novo reitor

Mais de 45 mil componentes da comunidade acadêmica participam do primeiro turno da consulta à comunidade acadêmica; Confira os candidatos

Votação no campus Recife da Universidade Federal de PernambucoVotação no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco - Foto: Reprodução / Instagram

Os campi da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciam, até as 21h desta quarta-feira (29), o processo de consulta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor que passará 4 anos na regência da universidade e toma posse em outubro. Cinco chapas concorrem. Nesta quarta, que é o primeiro momento do processo eleitoral, 45.317 votantes estão aptos a votar no três campi da UFPE - Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Chamado de consulta acadêmica, o processo desta quarta não é definitivo na escolha do regente da universidade. Isso porque, ao final das eleições na universidade, uma lista com os três nomes mais votados para reitor e vice-reitor será organizada pelo Conselho Universitário e encaminhada ao Ministério da Educação, órgão responsável por, de fato, nomear o novo reitor.

Neste primeiro turno da consulta, 22 seções eleitorais se preparam para receber 2.526 docentes, 3.898 técnicos administrativos em educação e 37.093 discentes (graduação presencial e a distância, pós-graduação stricto sensu e programas de residência).

Leia também:
Danilo Cabral propõe lei para eleição direta de reitores nas universidades
Farmácia Escola da UFPE é atingida por incêndio; alunos reclamam da estrutura
Bolsonaro diz que irá confirmar nomeação de reitora eleita para a UFRJ
Weintraub diz que MEC está aberto ao diálogo com reitores


Para votar, os votantes deverão apresentar documento oficial com foto e informar ao mesário o número do CPF, que também será digitado pelo próprio votante no terminal. O voto não é obrigatório, e é proibida a boca de urna.


No campus Recife, os terminais de votação estão na Biblioteca Central, no Hospital das Clínicas, no Núcleo de Educação Física e Desportos, na Reitoria e também no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Faculdade de Direito do Recife (FDR), no bairro da Boa Vista, e no Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU), no bairro de Santo Amaro.

A votação também acontece no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru – há votação ainda no Polo Comercial de Caruaru, onde funciona atualmente o Núcleo de Ciências da Vida com o curso de Medicina do CAA.
São disponibilizadas ainda três urnas de voto em separado, sendo uma na Reitoria, uma no CAV e uma no CAA. Elas serão utilizadas, com voto manual, em situações excepcionais, como servidores e discentes recém-ingressos na UFPE cujos nomes não tenham sido incluídos na lista de votantes ou em caso de erros do sistema de votação.

O resultado desta quarta, que será divulgado até as 12h da quinta-feira (30), é uma média ponderada dos votos dos segmento estudantil (que tem peso de 15%), técnico-administrativo (15%) e do docente (com o maior peso, 70%). Depois há um segundo turno, no dia 12 de junho próximo, do qual participarão os dois candidatos mais votados. Ao fim, a lista tríplice será composta pelos primeiro e segundo colocados e suas respectivas votações do segundo turno e o terceiro mais votado do primeiro turno.

Para a votação desta quarta-feira, confira os candidatos:
Alfredo Macedo Gomes (candidato a reitor) e Moacyr Cunha de Araújo Filho (candidato a vice-reitor) – nº 55
Alfredo Macedo Gomes é graduado em Psicologia (1990) e mestre em Sociologia pela UFPE (1995). O docente possui doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000), no Reino Unido, e realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, também pela University of Bristol (2010-2011). É diretor do Centro de Educação (CE).

Moacyr Cunha de Araújo Filho é formado em Engenharia Civil pela UFPE (1985), com mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1991) e doutorado (1996) em Physique et Chimie de l´Environnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, na França. É professor do Departamento de Oceanografia.
Daniel Álvares Rodrigues (candidato a reitor) e Roberta Ramos Marques (candidata a vice-reitora) – nº 54
Daniel Álvares Rodrigues é graduado em Direito pela Unicap (1988), possui mestrado em Educação pela UFPE (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Foi diretor do Centro de Educação da UFPE, no período de 2012 a 2016 e coordena o grupo de pesquisa GepMarx (antigo Gema).
Roberta Ramos Marques possui graduação em Letras pela UFPE (1996), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. A docente participa da coordenação e das pesquisas do Acervo Recordança, desde 2003.

Edilson Fernandes de Souza
(candidato a reitor) e Sandro Cozza Sayão (candidato a vice-reitor) – nº 50
Edilson Fernandes de Souza é graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991), possui mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (1995), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade do Porto, em Portugal. Foi pró-reitor de Extensão.
Sandro Cozza Sayão é formado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) (1996), tem mestrado em Educação Ambiental pela FURG (1999) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (2001), doutorado em Filosofia pela PUC-RS (2006) e pós-doutorado pela Université Paris X, na França.

Florisbela de Arruda Câmara
e Siqueira Campos (candidata a reitora) e André Luís de Medeiros Santos (candidato a vice-reitor) – nº 53
Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos é graduada em Nutrição pela UFPE (1978) e possui mestrado (1983) e doutorado (1999) em Nutrição (1983), ambos pela UFPE. Foi diretora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, de 2006 a 2015. Ela é atualmente vice-reitora da Universidade.

André Luís de Medeiros Santos é formado em Ciência da Computação pela UFPE (1989), possui mestrado em Ciência da Computação pela UFPE (1991) e doutorado em Computing Science pela University of Glasgow (1995), na Escócia. É diretor do Centro de Informática (CIn).
Jeronymo José Libonati (candidato a reitor) e José Luiz de Lima Filho (candidato a vice-reitor) – nº 59
Jeronymo José Libonati é graduado em Ciências Econômicas (1986) e em Ciências Contábeis (1991), ambos pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda. Possui mestrado (1996) e doutorado (2002), ambos em Controladoria e Contabilidade, pela USP. Tem pós-doutorado (2018) pela Business School of University of East Anglia em Norwich, no Reino Unido. É diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
José Luiz de Lima Filho é formado em Medicina pela UFPE (1983), possui doutorado em Bioquímica e Microbiologia, pela University of St Andrews (1987), na Escócia. Tem pós-doutorado na Alemanha (GBF), no Japão (Instituto de Tecnologia de Tóquio) e nos Estados Unidos (NIST). É professor do Departamento de Bioquímica e Biofísica e diretor do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE. 

Veja também

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro
NORDESTE

Cônsul-Geral da China quer fortalecer amizade entre País asiático e Nordeste brasileiro

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado
Desmatamento

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

Newsletter