Educação

UFPE mantém previsão de retorno das aulas presenciais para 31 de janeiro

Campus Recife da UFPECampus Recife da UFPE - Foto: Divulgação/UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que mantém o planejamento de previsão do retorno das aulas presenciais para 31 de janeiro

Apesar da confirmação do calendário, que terá o início do segundo semestre letivo de 2021, a gestão da instituição reiterou que continua acompanhando o cenário epidemiológico do País e de Pernambuco.

Conforme definido pela universidade, em reuniões de conselhos, a oferta de atividades presenciais poderá ser híbrida - exclusivamente presencial  ou de forma remota, em casos excepcionais. 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFPE tem reunião agendada para a próxima terça-feira (18). Os representantes, incluindo infectologistas, epidemiologista, profissionais em segurança do trabalho e outras especialidades da área da saúde, irão debater os dados e indicadores da Covid-19 e da influenza A H3N2. 

"A UFPE continua acompanhando o cenário epidemiológico, com a devida responsabilidade sanitária e pautada na e pela ciência", disse a instituição em nota oficial da instituição direcionada à comunidade acadêmica.

Já a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) emitiu comunicado no qual se posiciona de forma contrária a esse retorno presencial. 

"Temos constantemente recebido manifestações de preocupação de nossos docentes quanto aos riscos sanitários de retorno às aulas presenciais. Chamamos a atenção que a presente situação é tão grave que o Governo do Estado vem sistematicamente colocando novas restrições a atividades que resultem em aglomeração", afirma trecho do documento.

Dentro desse cenário, a Adufepe solicitou uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, marcada para esta quinta-feira (13).

"Na oportunidade será apresentado pela diretoria da Adufepe seu posicionamento, contrário ao retorno das aulas no formato presencial, com início no dia 31 de janeiro", destaca a associação.

Veja também

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no PeruDanos ambientais

Derramamento de óleo atribuído à erupção no Pacífico atinge áreas de proteção no Peru

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessarCaso Beatriz

Defesa divulga carta em que suspeito de matar Beatriz se diz inocente e pressionado a confessar