PESQUISA

UFRJ: projetos transformam algas marinhas em plástico e criam protótipo de carro movido a hidrogênio

Produtos serão apresentados nesta terça-feira no evento IP DAY, que terá palestras, debates, exposição de tecnologias e cursos para estudantes

Protótipo de um veículo híbrido elétrico-hidrogênio também será apresentado durante o evento da UFRJProtótipo de um veículo híbrido elétrico-hidrogênio também será apresentado durante o evento da UFRJ - Foto: Divulgação

Uma iniciativa desenvolvida por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) transforma algas marinhas em matéria-prima para a confecção de um filme plástico biodegradável, que pode ser usado para confecção de embalagens PET e para ajudar a reduzir a poluição de rios e oceanos.

O produto é um dos destaques do evento IP Day, que a Agência UFRJ de Inovação preparou para comemorar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado nesta terça-feira (26). 

O protótipo de um veículo híbrido elétrico-hidrogênio também será apresentado durante o evento, que acontece das 10h às 13h, na Inovateca da Cidade Universitária, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição. A estrutura terá como fonte de energia principal o gás hidrogênio, que é transformado em eletricidade através de um componente chamado pilha a combustível.

A programação contará com exposição de tecnologias, debates, mini-cursos, palestras, debates, balcões de atendimento e a presença dos principais agentes presentes na Propriedade Intelectual do cenário nacional. O objetivo é difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, com a inovação e com a criatividade.
 

Para Kelyane Silva, Coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, o IP Day é um evento de extrema importância para o cenário nacional, e em especial para a UFRJ.

— A propriedade intelectual está por todo o lado à nossa volta e neste dia, pretendemos aumentar a conscientização sobre a proteção de novos ativos como patentes, direitos autorais, marcas, softwares e desenhos industrial que impactam o nosso dia a dia. Além disso, este evento visa a celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inventores alocados na nossa cidade universitária e em todo país — afirma Kelyane.

Após o divórcio, a tortura: mulheres têm de dividir a guarda dos filhos com agressores

Celebrado anualmente no dia 26 de abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 para conscientizar sobre como patentes, direitos autorais, marcas e desenhos impactam a vida diária.

O IP Day UFRJ foi organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a World Intellectual Property Organization (WIPO), do United States Patent and Trademark Office, e com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Veja também

Mulher morre atropelada por ônibus em avenida da Zona Sul do Recife
Acidente

Mulher morre atropelada por ônibus em avenida da Zona Sul do Recife

Zelensky pede ao G7 que pressione para acabar com a guerra até o fim do ano
Internacional

Zelensky pede ao G7 que pressione para acabar com a guerra até o fim do ano