Educação

UFRPE recebe R$ 9,9 mi para obra de campus no Cabo

Após a conclusão das obras, serão cerca de 20 mil alunos atendidos por 48 cursos de graduação

André de Paula e KassabAndré de Paula e Kassab - Foto: Bruno Campos/Arquivo Folha-Marcelo Camargo/Ag

O novo campus da UFRPE, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, recebeu um montante de R$ 9,9 milhões para a continuidade das obras, que seguiam paradas desde julho deste ano. A liberação dos recursos foi anunciada, na sexta-feira (23), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

Na ocasião, ele ressaltou a importância da retomada das construções paralisadas nas universidades e institutos federais em todo o País, para a geração de emprego e aquecimento da economia. “Hoje são 400 trabalhadores e em 2017 vamos dobrar, totalizando 800 empregos diretos”, afirmou Mendonça Filho.

A unidade do Cabo funciona desde 2014 em local provisório e atende 600 alunos. Após a conclusão das obras serão cerca de 20 mil alunos atendidos por 48 cursos de graduação ofertados pela instituição.

Serão 56 mil metros quadrados de área construída, com salas de aula, laboratórios, espaços para oficinas, biblioteca, restaurante universitário e um centro de convenções.

A unidade acadêmica está estruturada num modelo que permite que os alunos cursem 2.760 horas e possam, após isso, trancar por até quatro anos, obtendo certificação intermediária. Os alunos desenvolverão atividades práticas desde o início da graduação, tanto nos laboratórios, quanto nas indústrias da região.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, comemorou. Segundo ela, a liberação dos recursos dá segurança para a instituição assumir novas responsabilidades. “Podemos avançar”, concluiu a reitora. Vizinho ao polo de desenvolvimento do porto de Suape, o novo campus também atenderá a demanda de qualificação da força de trabalho das diversas indústrias.

Veja também

Codecipe registra seis desalojados e sete desabrigados após chuvas do fim de semana

Codecipe registra seis desalojados e sete desabrigados após chuvas do fim de semana

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega mais 18 milhões de vacinas esse mês

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega mais 18 milhões de vacinas esse mês