Um direito de todos

No Brasil, o acesso à educação de qualidade é um direito social assegurado pela Constituição Federal de 1988

Ciclo da alfabetização tem como desafio manter os alunos nas escolasCiclo da alfabetização tem como desafio manter os alunos nas escolas - Foto: Reprodução/Pixabay

Quando se fala no crescimento de um país, uma das primeiras coisas que vem à mente é o seu investimento em educação. Especialistas de vários setores são unânimes ao defender que uma nação sem boas escolas está fadada à estagnação social, política e econômica. No Brasil, ela é um direito social de todos, assegurado pela Constituição Federal e de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Apesar disso, segundo relatório Education at a Glance 2017 (Um olhar sobre a educação, em tradução livre), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que apresenta um amplo panorama sobre o setor em mais de 45 países, estamos bem abaixo da média dos demais. Em 2015, mais da metade dos adultos, com idade entre 25 e 64 anos, não tinham acesso ao ensino médio e 17% da população sequer tinha concluído o ensino básico.

A média dos países ligados à OCDE é de 22% de adultos que não chegaram ao ensino médio e 2% que não concluíram o básico. O relatório, no entanto, mostra um avanço. Entre os adultos de 25 e 34 anos, o percentual de alunos que completaram o ensino médio subiu de 53% em 2010 para 64% em 2015. Os dados comprovam que ainda há muito a se avançar.

Garantir que crianças e jovens aprendam e estejam prontos para construir a sua carreira profissional é um desafio de todos, afinal, o fato de que o Brasil ocupa a penúltima posição no ranking mundial que avalia a qualidade da educação não deve ser vista como tema que deve ser deixado em segundo plano.

Na pesquisa Marcas que eu gosto, o Salesiano é o vencedor na categoria Colégio Particular. O Nuce venceu em Preparatório para Concursos.

Veja também

OMS denuncia desigualdade na distribuição de vacinas
Covax

OMS denuncia desigualdade na distribuição de vacinas

Japão decreta novo estado de emergência por causa da Covid a três meses da Olimpíada
Coronavírus

Japão decreta novo estado de emergência por causa da Covid a três meses da Olimpíada