Notícias

Um filhote tamanduá e 170 aves são resgatados e entregues a Cetas

Segundo o CPRH, 168 das 170 aves teriam sido apreendidas em uma ação da Cipoma em Gravatá

Filhote de tamanduá encaminhado a CetasFilhote de tamanduá encaminhado a Cetas - Foto: Divulgação/ CPRH

Ao todo, 170 aves de espécies variadas e um tamanduá foram entregues nesta quinta-feira (9) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Segundo o CPRH, 168 aves teriam sido apreendidas em uma ação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em Gravatá, Agreste do Estado, além de duas corujas entregues de forma voluntária e um filhote de tamanduá. Após o tratamento e a reabilitação dos animais a expectativa é que todos possam ser devolvidos a natureza.

O filhote de Tamanduá, ainda com cordão umbilical e com somente 232 gramas, foi encontrado por moradores em uma área onde teria ocorrida uma queimada, próxima ao quartel CIMNC, em Aldeia. Após o resgate, o animal foi encaminharam ao Cetas. A mãe, no entanto, não foi encontrada.

Já as corujas tiveram outra procedência: uma delas, da espécie buraqueira, foi encontrada em um sítio de Lagoa do Carro, Mata Norte do Estado, e levada ao Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-Cetreino). Somente depois foi encaminhada ao Cetas, onde passa-bem. A outra coruja, da espécie murucututu, foi encontrada no Varadouro , Olinda, de Lagoa do Carro, Mata Norte do Estado por uma equipe do corpo de bombeiros que a encaminharam para o Centro de Triagem. Ao contrário da outra coruja, essa apresenta lesões oculares.

Todas as outras aves são de  diferentes espécies, entre elas a graúna, jandaia estrela, patativa, azulão, tiziu, curió e rolinha (nomes populares). Elas foram apreendidas em uma residência pela Cipoma, na última quarta-feira (8), em Gravatá, após uma denúncia anônima. A delegacia local abriu um boletim de ocorrência e na manhã desta quinta-feira (9) as aves foram encaminhadas pelo Cipoma ao Cetas Tangara.

Veja também

Bachelet afirma que visita à China 'não foi investigação'
Internacional

Bachelet afirma que visita à China 'não foi investigação'

Chuvas em Pernambuco: Duas pessoas morrem vítimas de deslizamentos no Recife
PERNAMBUCO

Chuvas em Pernambuco: Duas pessoas morrem vítimas de deslizamentos no Recife