Um filhote tamanduá e 170 aves são resgatados e entregues a Cetas

Segundo o CPRH, 168 das 170 aves teriam sido apreendidas em uma ação da Cipoma em Gravatá

Filhote de tamanduá encaminhado a CetasFilhote de tamanduá encaminhado a Cetas - Foto: Divulgação/ CPRH

Ao todo, 170 aves de espécies variadas e um tamanduá foram entregues nesta quinta-feira (9) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Segundo o CPRH, 168 aves teriam sido apreendidas em uma ação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) em Gravatá, Agreste do Estado, além de duas corujas entregues de forma voluntária e um filhote de tamanduá. Após o tratamento e a reabilitação dos animais a expectativa é que todos possam ser devolvidos a natureza.

O filhote de Tamanduá, ainda com cordão umbilical e com somente 232 gramas, foi encontrado por moradores em uma área onde teria ocorrida uma queimada, próxima ao quartel CIMNC, em Aldeia. Após o resgate, o animal foi encaminharam ao Cetas. A mãe, no entanto, não foi encontrada.

Já as corujas tiveram outra procedência: uma delas, da espécie buraqueira, foi encontrada em um sítio de Lagoa do Carro, Mata Norte do Estado, e levada ao Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-Cetreino). Somente depois foi encaminhada ao Cetas, onde passa-bem. A outra coruja, da espécie murucututu, foi encontrada no Varadouro , Olinda, de Lagoa do Carro, Mata Norte do Estado por uma equipe do corpo de bombeiros que a encaminharam para o Centro de Triagem. Ao contrário da outra coruja, essa apresenta lesões oculares.

Todas as outras aves são de  diferentes espécies, entre elas a graúna, jandaia estrela, patativa, azulão, tiziu, curió e rolinha (nomes populares). Elas foram apreendidas em uma residência pela Cipoma, na última quarta-feira (8), em Gravatá, após uma denúncia anônima. A delegacia local abriu um boletim de ocorrência e na manhã desta quinta-feira (9) as aves foram encaminhadas pelo Cipoma ao Cetas Tangara.

Veja também

Grávida, Meghan Markle não acompanhará Harry ao funeral do príncipe Philip
Realeza

Grávida, Meghan Markle não acompanhará Harry ao funeral do príncipe Philip

Brasil registra 2.616 óbitos por Covid-19 em 24h e total de mortes já ultrapassa 350 mil
Coronavírus

Brasil registra 2.616 óbitos por Covid-19 em 24h e total de mortes já ultrapassa 350 mil