Um novo xadrez político

O tabuleiro está posto e agora as pedras serão movidas.

Leusa Santos, editora-executiva da Folha de PernambucoLeusa Santos, editora-executiva da Folha de Pernambuco - Foto: Arthur de Souza/Arquivo Folha

Com a eleição de Rodrigo Maia (DEM) para a Presidência da Câmara dos Deputados, começa a se desenhar, efetivamente, um novo panorama político do País. Caberá a Maia pautar as matérias do Governo Bolsonaro. A reforma da Previdência é o principal e mais urgente desafio. Diante de idas e vindas no texto da proposta, ainda não há um consenso sobre como será o novo processo de aposentadorias. E está longe de haver.

Logo após ser eleito, Maia falou em muito diálogo e construção de pautas para o Brasil. Uma tarefa nada fácil. Apesar de ter tido uma maiúscula votação, o novo presidente da Câmara precisará usar de muito espírito de conciliação para reunir interesses díspares. E o recado nesse sentido já foi dado pelo demista.

Segundo ele, o tempo de resolver a apreciação da reforma previdenciária é da Câmara e precisa envolver também os governadores dos estados. Diálogo e pactuação nacional serão as palavras-chave. Um debate que levará, segundo o próprio Maia, dois meses, no mínimo, e vai depender “qual é o projeto que vem, quando vem, se vem...”, disse ele, logo após a vitória. O tabuleiro está posto e agora as pedras serão movidas.

Reportagem em Panorama na edição da Folha Mais deste fim de semana mostra, além dos detalhes da sessão, uma análise desse cenário político a partir de agora. Já no Senado, a sessão foi tensa e após um impasse de mais de cinco horas foi adiada para este sábado. A depender de quem venha a ser eleito, o andamento das reformas de Bolsonaro pode ou não ter problemas. O Portal FolhaPE vai acompanhar todos os detalhes da votação.

“Aceitamos Bitcoin”. Essa frase está cada vez mais comum em estabelecimentos comerciais e educacionais em Pernambuco. Bitcoin é uma criptomoeda, ou moeda virtual, que vem ganhando a adesão tanto de comerciantes, prestadores de serviços e, claro, consumidores. Nem sempre foi assim.

A matéria, em Mercado, conta que, quando surgiu, o dinheiro virtual era associado aos nerds. Depois, foi explorada como ativo financeiro e vivia numa gangorra de valorização e desvalorização. Hoje, paga contas e compra em restaurantes. Muitos estão vencendo o receio e aderindo à criptomoeda.

E a bola está em jogo no fim de semana! Neste sábado, tem Santa x ABC e Salgueiro x Náutico, pela Copa do Nordeste. E, neste domingo, o duelo é entre Sport e América, pelo Pernambucano. Além de futebol, confira várias opções de lazer em Diversão. Tem Rodrigo Lombardi no espetáculo “Um panorama visto da ponte”, no Teatro RioMar, sábado e domingo. Há também opções gratuitas e pagas de festas já em clima de Carnaval. Estão todas lá no Roteiro.

Para os devotos de Iemanjá, preparamos um “cardápio” especial sobre a gastronomia em homenagem à rainha do mar, cujo dia comemorativo é este domingo. Chefs reelaboram receitas com frutos do mar e levam à mesa elementos das oferendas. É em Sabores.
Boa leitura!

Veja também

Doria cumprimenta Biden por posse na Presidência dos EUA
Boas vindas

Doria cumprimenta Biden por posse na Presidência dos EUA

Vulcão Etna entra em erupção
FENÔMENO

Vulcão Etna entra em erupção