Notícias

Uma doação mal explicada tira Lula do jogo de 2018

Lula cometeu seu maior erro político desde a fundação do PT há 37 anos

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaEx-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Miguel Schincariol / AFP

Lula, depois que deixou a Presidência da República em 2010, passou a ganhar a vida como palestrante, levando informações para várias partes do mundo sobre as conquistas sociais do seu governo. Cobrava por palestra 700 mil, sendo na ocasião um dos palestrantes mais caros do mundo. E, com a facilidade de se expressar que Deus lhe deu, acumulou em pouco mais de quatro anos um patrimônio superior a 27 milhões. Com esse dinheiro, poderia realizar o sonho de qualquer cidadão de classe média: comprar um sítio nas proximidades de São Paulo (Atibaia) para passar os finais de semana com a mulher, e um apartamento na praia de Guarujá para veranear com os filhos e netos. Todavia, deslumbrado com os “novos amigos” que conquistou no exercício do poder (Léo Pinheiro, Marcelo Odebrecht, José Carlos Bunlai, etc.), acabou aceitando de empreiteiras tanto o imóvel de Atibaia quanto o tríplex do Guarujá. Foi seu maior erro político desde a fundação do PT há 37 anos. Pelo recebimento dos dois “presentes”, responde a vários processos na Justiça e num deles foi condenado ontem a 12 anos e 1 mês de reclusão, inicialmente em regime fechado, estando automaticamente enquadrado na Lei da Ficha Limpa, e consequentemente fora da disputa pela sucessão de Michel Temer.

Candidatura nas ruas
O PT fará em SP nesta quinta-feira uma reunião ampliada de suas lideranças (diretório nacional, governadores e presidentes dos diretórios regionais) para lançar a candidatura de Lula à Presidência da República. De Pernambuco confirmaram presença o senador Humberto Costa, a deputada Teresa Leitão e o presidente regional do partido Bruno Ribeiro.

E agora?
- A condenação unânime de Lula pela 8ª Turma do TRF da 4ª Região deixou o PT em maus lençóis para disputar a sucessão de Temer. A divulgação do julgamento, ao vivo, pelas principais emissoras de rádio e TV do país, suscitou na cabeça de milhões de brasileiros uma clara impressão de que o ex-presidente tem, no mínimo, algum tipo de culpa no cartório.

Que falta! - Se o advogado de Lula na sessão de ontem tivesse sido o criminalista Márcio Thomaz Bastos, que foi seu ministro da Justiça, ele poderia até ter sido condenado. Mas a defesa não teria o nível de mediocridade que teve sob a responsabilidade de Cristiano Zanin.

A fonte - A delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa (PP), que apontou Lula como responsável pela indicação de Paulo Roberto Costa para uma das diretorias da Petrobras, foi citada nos votos dos desembargadores Gebran Neto e Leandro Paulsen (TRF da 4ª Região).

Lançamento - O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), decidiu manter no próximo sábado, na Câmara Municipal, o grande ato político que está programado há mais de 15 dias para o lançamento da candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao Governo do Estado.

Apresentação - O deputado Sebastião Oliveira, presidente do PR de Pernambuco, apresentou ontem à direção nacional os dois candidatos que o partido lançará à Câmara Federal nas próximas eleições: Henrique Queiroz (deputado estadual) e Jorge Federal (presidente da Câmara Municipal de Olinda). Henrique é o decano da Assembleia Legislativa (9 mandatos).

Veja também

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador
El Salvador

Ativista de direitos das mulheres é encontrada morta em canavial de El Salvador

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Newsletter